A instalação das usinas hidrelétricas no Rio Tibagi serão debatidas na Assembléia Legislativa no próximo dia 4 de outubro. O tema ainda deve provocar polêmica porque os biólogos da Liga Ambiental já catalogaram na região para onde estão previstos os projetos uma das maiores área de megabiodiversidade do planeta. Os ecologistas argumentam que o Paraná já dá uma contribuição significativa para o sistema elétrico nacional, produzindo mais energia do que consome.
No Tibagi 2 Os deputados criaram uma frente parlamentar para acompanhar a execução dos projetos. O grupo é coordenado por José Maria Ferreira (PMDB), e conta também com os deputados Padre Paulo (PT), Augustinho Zucchi (PDT) e Luciana Rafagnin (PT). Barbosa Neto (PDT) apresentou estudos técnicos prevendo danos irreparáveis à fauna e à flora, caso as usinas sejam construídas.
Paciência O senador Osmar Dias (PDT) saiu em defesa dos prefeitos que tentavam entrar no Congresso para apresentar suas reivindicações de aumento no Fundo de Participação dos Municípios. Segundo Osmar, o governo Lula já demonstrou descaso com a agricultura ao vetar pontos da LDO que haviam sido acertados durante o tratoraço e agora não atende os prefeitos. "O governo está brincando com a paciência do povo", afirmou o senador.
Urgência Outro senador paranaense, Alvaro Dias (PSDB), também insistiu na necessidade de se atender os prefeitos. De acordo com Alvaro, o aumento do FPM foi aprovado no Senado há quase um ano, mas a proposta ficou na Câmara e o governo impediu a votação. "Espero que o novo presidente da casa, eleito amanhã, vote a proposta em regime de urgência", disse o senador.
Sigilo O deputado estadual Plauto Miró Guimarães (PFL) cumprimentou o governo pela megaoperação policial realizada em Ponta Grossa, ontem, mas avaliou que o êxito poderia ter sido maior se a blitz tivesse sido mantida em sigilo. "Como a imprensa da cidade já havia antecipado a operação e os policiais foram fazer uma enorme passeata nas principais avenidas da cidade, os bandidos tiveram tempo para fugir", disse o deputado.
Números Os números divulgados pelo governador Requião a respeito da geração de empregos no Paraná foram contestados pelo deputado Valdir Rossoni (PSDB). Durante a reunião de ontem do secretariado, Rossoni reparou que o governador afirmou que o estado teria gerado 298 mil empregos em três anos. "O curioso é que há mais de um ano o governo do estado comemorava em outdoors a geração de 500 mil empregos. Isso significa o quê? Que quase metade dos empregos foi para o espaço ou que a propaganda dos outdoors era enganosa?", questionou.
Digitais A Câmara de Curitiba aprovou ontem um projeto de lei que obriga os hospitais e maternidades da cidade a fazerem a identificação das impressões digitais de todos os recém-nascidos. O autor da proposta, vereador Fábio Camargo (PFL), justifica que a idéia é oferecer mais segurança para as mães. "Ultimamente não foram registradas ocorrências, mas na época em que apresentamos a proposta foram registrados raptos de crianças nas maternidades", observa.
Contas Uma audiência pública, hoje, às 14 horas, na Câmara de Curitiba, vai mostrar como o prefeito Beto Richa investiu o dinheiro dos impostos na cidade durante o segundo quadrimestre do ano fiscal. O presidente da Comissão de Economia, Luís Ernesto (PSDB), vai presidir a sessão aberta aos cidadãos curitibanos. Abalo O resultado da votação do veto ao projeto de Luís Ernesto, que autorizava a concessão de alvarás aos acupunturistas, deve provocar um racha na base de apoio de Beto Richa na Câmara. O líder do prefeito, vereador Mário Celso (PSDB) quer marcar uma reunião na próxima semana como presidente da Câmara, João Cláudio Derosso, e Beto para discutir a situação.
Pinga-fogo
* Está certo: a vereadora Julieta Reis vai se filiar ao PSB, partido que no fim do mês passado perdeu toda a bancada para o PSDB.
* Julieta é pré-candidata a deputada estadual e aposta na ressurreição da legenda para ganhar uma cadeira na Assembléia em 2007.
* A data da filiação está marcada para sexta-feira.
* No Dia Nacional do Idoso, comemorado ontem, o vereador Paulo Salamuni (PV) discursou na Câmara de Curitiba para falar das ações do Legislativo Municipal destinadas às pessoas da terceira idade.
* O vereador lembrou que está em tramitação um projeto, de sua autoria, que cria o Conselho Municipal do Idoso.
* O presidente da Câmara, João Cláudio Derosso, não confirmou sua transferência do PSDB para o PFL para compor como a chapa de Osmar Dias (PDT) na disputa pelo governo do estado em 2006.
* O vereador, porém, admite que gostaria de ser candidato a vice do pedetista.
* O troca-troca partidário pode engrossar até sexta-feira na Câmara de Curitiba.
* Depois de Sérgio Ribeiro trocar o PPS pelo PV, agora pode ser a vez do vereador Tico Kuzma se tornar mais um dos verdes, mesmo não sendo candidato nas eleições do próximo ano.
A festa da direita brasileira com a vitória de Trump: o que esperar a partir do resultado nos EUA
Trump volta à Casa Branca
Com Musk na “eficiência governamental”: os nomes que devem compor o novo secretariado de Trump
“Media Matters”: a última tentativa de censura contra conservadores antes da vitória de Trump
Deixe sua opinião