• Carregando...
A empreiteira é acusada de capitanear o cartel que dominava os contratos da Petrobras por ser a maior do país | Jonathan Campos/Gazeta do Povo
A empreiteira é acusada de capitanear o cartel que dominava os contratos da Petrobras por ser a maior do país| Foto: Jonathan Campos/Gazeta do Povo

A 14ª fase da Operação Lava Jato, deflagrada nesta sexta-feira, 19, foi batizada de Erga omnes. O termo jurídico em latim significa que uma norma ou decisão “valerá para todos”. Os executivos das empreiteiras Odebrecht e Andrade Gutierrez não tinham sido alvos da Lava Jato que já levou a prisão, na sua sétima fase, executivos da OAS e UTC, entre outros.

Empreiteiros chegaram a questionar nos bastidores o fato de a Odebrecht ter sido “poupada” pelos investigadores a ponto de o presidente da Odebrecht Ambiental, Fernando Santos Reis, ter concedido entrevista à imprensa para dizer que “querem pegar a Odebrecht, mas não fizemos nada.”

A reação da Odebrecht na ocasião foi uma resposta ao presidente da Camargo Corrêa Dalton Avancini, um dos delatores da Lava Jato, que acusou a empreiteira de capitanear o cartel que dominava os contratos da Petrobras por ser a maior do país.

Na sétima fase, endereços de executivos da Odebrecht foram alvos de mandatos de busca e apreensão, mas somente agora, na 14ª fase da Lava Jato, mandados de prisão foram expedidos contra o presidente Marcelo Odebrecht e os executivos Márcio Farias, Alexandre Alencar e Rogério Araújo. O presidente da Andrade, Otavio Marques Azevedo, também esta entre os presos nesta fase da Lava Jato.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]