O senador Álvaro Dias (PSDB) apresentou em plenário, nesta semana, dois requerimentos solicitando que a ministra da Casa Civil, Dilma Roussef, e o ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, encaminhem ao Congresso a relação completa de cargos e funções públicas de livre provimento da Administração Federal existentes desde 2004, indicando o nome de todos os seus ocupantes. O senador pede ainda os nomes dos eventuais responsáveis pela indicação.
Presença O senador Marco Maciel (PFL) destacou, em discurso no Senado, a presença do professor René Ariel Dotti como relator da Comissão de Reforma Eleitoral, criada pelo ministro Carlos Velloso, presidente do TSE. O pronunciamento do ex-vice-presidente da República foi em favor da iniciativa do ministro Velloso em chamar juristas e técnicos da administração pública para elaborar projetos de revisão dos crimes eleitorais e de medidas para aprimorar a prestação de contas dos partidos políticos.
Parentes Ontem foi a vez da Promotoria de Justiça de Santa Mariana, Região do Norte Pioneiro, encaminhar à prefeitura e à Câmara Municipal a recomendação para combater o nepotismo nos poderes Executivo e Legislativo locais. Na recomendação, o prefeito e o presidente da Câmara devem exonerar parentes de até 3.º grau que eventualmente ocupem cargos de confiança, incluindo todos os vereadores.
Outros casos Já foram feitas recomendações iguais nos municípios de Arapongas, Sabáudia, da Região Noroeste e da Lapa. O presidente da Câmara da Lapa, João Renato Afonso, reagiu com indignação, garantindo que não existem casos de nepotismo no Legislativo local.
Em pauta 1 A Assembléia Legislativa deve discutir nesta semana o projeto de autoria do presidente da Casa, Hermas Brandão, que institui o programa de combate ao racismo. Pela proposta, o governo fica autorizado a criar uma delegacia especializada em atender denúncias de discriminação e uma vara federal para julgar crimes de racismo e de preconceito contra orientação sexual.
Em pauta 2 O projeto do SOS Racismo já passou pela CCJ e os deputados sinalizam em aprovar a proposta de Hermas Brandão. O chefe da Casa Civil, Caíto Quintana, já afirmou que não existe demanda suficiente para a instalação de uma delegacia especializada em racismo e que a criação de uma vara para atender esse tipo de crime seria atribuição da Justiça Federal.
Publicidade 1 Outra proposta que deve causar polêmica nos próximos dias na Assembléia é do deputado Neivo Beraldin (PDT). O projeto proíbe o governo de repassar verbas de publicidade institucional para veículos de comunicação que sejam de propriedade de pessoas com mandato ou que tenham parlamentares como apresentadores.
Publicidade 2 O projeto de Beraldin já recebeu parecer favorável na CCJ e agora está em análise na Comissão de Finanças. O autor da proposta defende que os parlamentares não podem ter esse tipo de ligação com o governo porque limita seu papel fiscalizador.
Providências O líder da oposição na Assembléia, deputado Valdir Rossoni (PSDB), deve cobrar hoje da Mesa Executiva as providências contra o secretário da Comunicação, Aírton Pisseti, por ele não ter respondido aos pedidos de informações sobre gastos publicitários. Segundo Rossoni, se a direção do legislativo não anunciar medidas, a bancada de oposição vai entrar com uma ação judicial.
Localização O vereador Tito Zeglin (PDT) está preocupado com os limites geográficos de Curitiba. Ele é autor de um projeto de lei para a atualização de limites dos bairros da cidade. Zeglin apresenta uma série de incoerências entre pontos de referência e sua real localização, como no caso dos terminais de ônibus. "O Terminal do Pinheirinho, oficialmente, fica no bairro Capão Raso; o do Capão Raso, na verdade, está no Novo Mundo e o do Santa Cândida, no bairro Tingüi", diz o vereador.
Pinga-fogo
O deputado estadual Ratinho Júnior (PPS) é a favor do desarmamento. Aparentemente apenas, segundo os estudantes da Faculdade Curitiba.
* Após uma palestra um estudante perguntou: "Se o senhor é a favor do desarmamento, o que está fazendo aqui com cinco seguranças e todos armados?" Não houve quem não aplaudisse.
* O comentarista da Rede Globo, Arnaldo Jabor, estará amanhã em Curitiba falando sobre política brasileira.
* Jabor é convidado para falar a médicos em comemoração ao dia da categoria.
* A palestra será no Buffet du Batel, a partir das 19h30.
* A vereadora Nely Almeida (PSDB) está orgulhosa: a filha que mora nos Estados Unidos foi entrevistada da editoria de Economia da CNN.
* Cristina Almeida soltou o verbo para falar de um fundo de investimento para latinos-americanos que moram nos Estados Unidos e que ela administra.
Pré-candidatura de Flávio reposiciona papel de Michelle nas eleições de 2026
Condições cedidas por Lula e STF para Trump tirar Moraes da Magnitsky seguem obscuras
Milei completa dois anos de governo com base fortalecida e avanço em reformas
Nem assinatura destrava acordo Mercosul-UE; veja o que ainda impede o livre comércio