O Partido dos Trabalhadores (PT) chamou de “novo e indigno capítulo na escalada golpista” a condução coercitiva do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na manhã desta sexta-feira (4). Em nota assinada pelo presidente nacional do PT, Rui Falcão, o partido disse que o objetivo é “desestabilizar o governo da presidente Dilma Rousseff (...) e combater o principal líder do povo brasileiro”.
Para o PT, há um “festival de investigações seletivas, vazamentos ilegais” que evidenciam “que a nação está sendo sangrada pela construção de um regime de exceção e arbítrio”.
Lava Jato investiga R$ 30,7 milhões pagos a Lula por empreiteiras
Leia a matéria completa- Lula teve sigilos bancário e fiscal quebrados e cogitou virar ministro
- Moro proibiu algema e filmagem em condução do ex-presidente Lula para depor
- Após Lava Jato mirar Lula, oposição quer acelerar comissão do impeachment
- Grupos contra e a favor de Lula protestam em frente à sede da PF em Curitiba
- ‘Lula’ é o termo mais popular no Twitter em todo o mundo
Abaixo a íntegra da nota:
A condução coercitiva do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva representa um ataque à democracia e à Constituição. Trata-se de novo e indigno capítulo na escalada golpista que busca desestabilizar o governo da presidente Dilma Rousseff, criminalizar o Partido dos Trabalhadores e combater o principal líder do povo brasileiro.
Setores do aparato policial e judicial do Estado, mancomunados com grupos de comunicação e a oposição de direita, são o centro dirigente de uma operação destinada a subverter o resultado das urnas.
O festival de investigações seletivas, vazamentos ilegais e atropelos de garantias individuais evidencia que a nação está sendo sangrada pela construção de um regime de exceção e arbítrio, sob o comando de forças conservadoras cujo único objetivo é voltar ao governo a qualquer custo.
Estes mesmos grupos reacionários, no passado, recorriam aos quartéis. Agora aliciam inimigos da democracia nos tribunais, no Ministério Público e na Polícia Federal, estimulados e protegidos pela imprensa monopolista.
O ex-presidente Lula é o alvo maior de quem não aceita o processo de transformação iniciado em 2003, marcado pela mudança de vida e o crescente protagonismo dos trabalhadores da cidade e do campo.
O Partido dos Trabalhadores, nesse momento de afronta ao sistema democrático e à soberania popular, reafirma a mobilização permanente da militância. Os petistas estão chamados a defender, ao lado de nossos aliados, nas ruas e nas instituições, as regras constitucionais e a inocência do ex-presidente Lula.
Que não se iludam os pescadores das águas turvas do golpismo: o povo brasileiro, do qual o ex-chefe de Estado é seu filho mais ilustre, saberá resistir e derrotar as forças do ódio e do retrocesso.
Rui Falcão
Presidente Nacional do Partido dos Trabalhadores
Confira o vídeo de Rui Falcão, presidente do partido, convocando atos pelo país
Deixe sua opinião