Os ratos soltos simultaneamente à chegada de João Vaccari Neto à Câmara dos Deputados para depor na CPI da Petrobras nesta quinta-feira foram destaque no noticiário internacional. O jornal argentino “La Nación” chamou atenção para o fato no topo da página principal da seção “Mundo” no site. Além disso, as agências de notícia AFP e Reuters e os sites da “Bloomberg News”, do jornal uruguaio “El País” e do “The Wall Street Journal” também noticiaram o incidente.
O título da reportagem do “La Nación” classificava o episódio com “incomum”. Segundo o jornal, os ratos caminhavam “sobre o carpete verde do salão lotado ante um Vaccari impávido”. O jornal também veiculou o vídeo divulgado na internet em que o Márcio Oliveira Martins, servidor da 2ª vice-presidência da Câmara, é retirado do plenário por seguranças.
Já a manchete da “Bloomberg News” afirma que ratos vivos “cumprimentam” o tesoureiro do Partido dos Trabalhadores, João Vaccari Neto. O jornal uruguaio “El País” também publicou o vídeo da confusão no plenário e disse que o ato de Martins desencadeou um caos de “cores circenses” entre políticos, agentes da segurança da Câmara e jornalistas. O “The Wall Street Journal” mencionou o atraso da sessão devido ao episódio.