"Precisamos iniciar já um processo dereestruturação, visando a reeleição de Beto Richa em 2008 e o projeto para 2010",
do deputado federal Gustavo Fruet (PSDB) sobre a organização do seu partido no Paraná.
Nova fase Gustavo Fruet acredita que a reestruturação do PSDB no Paraná passa por uma conversa franca entre os grupos que se colocaram em posições divergentes durante a campanha eleitoral. "Não se trata de caça às bruxas, mas há o tempo de atirar pedras e o tempo de juntá-las. Precisamos ver como vai se dar a convivência entre esses grupos, se é que ela será possível."
Queixa O Governo do Paraná, através da sua Secretaria de Comunicação, divulgou ontem comunicado questionando o papel na sua visão dos veículos de imprensa paranaense em particular no tocante à cobertura dada aos candidatos Roberto Requião e Osmar Dias durante o período eleitoral. Segundo a nota, houve parcialidade dos veículos, o que acabou prejudicando o candidato à reeleição Roberto Requião.
N.R.: a Rede Paranaense de Comunicação (RPC) lamenta que o Governo do Estado não compreenda e não saiba avaliar a importância do jornalismo de qualidade para a sociedade. Apontar erros e equívocos de um homem público e da sua administração é o papel da imprensa, função que deve ser exercida a qualquer preço.
Contas Todos os candidatos eleitos no primeiro turno entregaram as prestações de campanha ao Tribunal Regional Eleitoral do Paraná dentro do prazo previsto, que terminou na terça-feira. Entre candidatos e comitês financeiros dos partidos, foram apresentadas 622 prestações, das 884 aguardadas. Os candidatos que concorreram em segundo turno têm até o dia 28 de novembro para apresentar as contas.
Corrupção O Tribunal de Contas do Paraná discute na próxima semana a corrupção em obras públicas. O TC realiza em Foz do Iguaçu, de 6 a 10 de novembro, o XI Simpósio Nacional de Auditoria de Obras Públicas. O tema central é "A Importância do Controle Interno no Combate à Corrupção em Obras Públicas".
Nepotismo 1 O Ministério Público Estadual deve entrar nos próximos dias com ação civil pública, com pedido de liminar, contra o prefeito de Ribeirão do Pinhal (Norte Pioneiro), Moacir Lataliza (PMDB). Ele é acusado de manter empregado na prefeitura a esposa, o sogro e uma cunhada. Também ocupam cargos de primeiro escalão, três parentes do vice-prefeito, Eduardo Lopes dos Reis.
Nepotismo 2 A promotora Kele Diogo Bahena chegou a fazer uma recomendação aos prefeitos da comarca de Ribeirão do Pinhal para que indicasse os nomes de parentes em terceiro grau que trabalhavam nas prefeituras em cargos de comissão, e sugeriu a exoneração. O prefeito Moacir Lataliza, porém, disse que precisa de tempo para exonerar todos os servidores que estejam nessa situação, porque a rescisão trabalhista pode prejudicar as finanças da prefeitura. "Eu tinha mais parentes empregados e já demiti."
Preparação O professor de História e Geograria de rede municipal de ensino, Pedro Paulo (PT), que vai assumir a vaga do vereador e eleito deputado estadual Reinold Stephanes Jr. (PMDB), não ficará esperando 2007. Já acompanha as sessões plenárias. Pedro Paulo foi vereador em 2003 e 2004, quando assumiu a vaga deixada por Ricardo Gomyde, que assumiu cargo no governo do estado.
Desagravo A Câmara de Curitiba aprovou moção de apoio e solidariedade aos jornalistas paranaenses, aos proprietários de jornais pela atitude do governador reeleito, Roberto Requião, na última segunda-feira, em entrevista coletiva. Requião respondeu a todas as perguntas feitas pelos jornalistas de forma agressiva, criticando a imprensa. Trinta e seis dos 38 vereadores assinaram a moção.
Crítica Até o vereador Stephanes Júnior, do mesmo partido de Requião, criticou a atitude do governador. "Não concordo com a agressividade com que Requião tratou a imprensa na segunda-feira, mas ele possui outros méritos e não vou julgá-lo por este episódio.", disse.
Pinga-fogo
Em véspera de feriado, foi preciso dar recesso de cinco minutos na sessão da Câmara Municipal de Curitiba por falta de quórum Depois de um insistente apelo do presidente da mesa para que os vereadores que estavam nos gabinetes comparecessem ao plenário, o quórum foi estabelecido Para que a sessão possa ocorrer, é preciso que 20 dos 38 vereadores compareçam A prefeitura de Curitiba está sinalizando a procedência do dinheiro usado nas obras feitas pelo município Segundo levantamento, estão sendo feitas 213 obras Apenas 11 dessas estariam empregando recursos vindos do governo do estado O restante é construída com verba própria da administração municipal.