Relator, Felipe Braga Côrtes (PSDB)| Foto: Marco Lima/ Gazeta do Povo
Gustavo Fruet (PDT), prefeito de Curitiba
Cristovam Buarque, senador (PDT-DF), é quem prepara relatório decisivo para determinar se iniciativa vira ou não projeto de lei

A Comissão de Legislação, Justiça e Redação da Câmara Municipal iniciou na semana passada o debate sobre o projeto de lei que institui o dia 20 de janeiro como feriado municipal e "Dia da Consciência Indígena" no calendário oficial de Curitiba. O relator Felipe Braga Côrtes (PSDB, foto), fez parecer pedindo o arquivamento do projeto. "É importante valorizar e destacar a luta indígena pelos seus direitos, bem como colocar em discussão políticas voltadas para a população indígena, mas não acredito que um feriado irá proporcionar essa reflexão na sociedade", afirma ele. A Lei Federal 9.093 prevê que os únicos feriados municipais que podem ser criados são os referentes os "dias do início e do término do ano do centenário de fundação do município". Ou seja, a iniciativa caberia à União. No ano passado, a lei que instituiu o feriado em comemoração ao dia da consciência negra causou polêmica. A Associação Comercial do Paraná (ACP) contestou a lei na Justiça e não houve feriado.

CARREGANDO :)

O número

R$ 98,9 mil Foi quanto o governo federal gastou para exumar os restos mortais do ex-presidente João Goulart, em novembro passado. A exumação foi feita a pedido da família de Jango, que quer esclarecer a causa da morte do presidente deposto pelo golpe militar de 1964.

Publicidade

Comissionados

A pesquisa do IBGE sobre os cargos comissionados nos estados irritou o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB). Divulgada na quinta-feira, a pesquisa afirmou que houve um aumento de 90% do número de cargos comissionados no estado. O governo argumenta que o crescimento foi de 4%. "Houve uma informação equivocada da Secretaria de Gestão, que depois foi corrigida. O IBGE errou, mas depois resolveu o problema. O que queríamos era transparência". Segundo o IBGE, entre 2012 e 2013 os estados criaram 10.386 cargos sem concurso público; quase 7 mil teriam sido criados em São Paulo.

Cabeludo

O prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet (PDT), aproveitou o "Dia do Careca", celebrado ontem, para fazer uma brincadeira no Facebook, postando uma foto-montagem em que ele aparece com cabelos. "Bom dia, hoje é o dia do careca. Bom dia para você que diferente de mim não tem todos os cabelos" foi a mensagem escrita pelo prefeito. A piada provocou reações positivas e negativas. Em três horas, a imagem tinha 1.616 curtidas e 100 compartilhamentos.

Mudança no gabinete

Publicidade

A presidente Dilma Rousseff fez uma mudança em seu gabinete já pensando nas eleições: Giles Azevedo, seu fiel escudeiro, foi exonerado para atuar na campanha da petista. Em seu lugar foi nomeado Beto Vasconcelos, que ocupou a secretaria executiva da Casa Civil no atual governo e foi subchefe de Assuntos Jurídicos da Casa Civil no governo Lula.

Pinga-fogo

"Não é inteligente sistema público de construção, como o nosso, que para cada obra precisa de mais advogados do que engenheiros."

Cristovam Buarque, senador (PDT-DF).