Assim que o relator da CPI dos Sanguessugas, senador Amir Lando (PMDB-RO), anunciou a criação de uma nova sub-relatoria para investigar a participação do Poder Executivo nas fraudes envolvendo a compra de ambulâncias, começou uma briga interna em torno da lista de ministros que serão convocados para dar explicações.

CARREGANDO :)

Os oposicionistas querem ouvir os ex-ministros Humberto Costa (PT) e Saraiva Felipe (PMDB). Já os governistas pressionam para que José Serra, ministro da Saúde no governo de Fernando Henrique Cardoso, também tenha que dar explicações à CPI.

Serra é candidato ao governo de São Paulo, Humberto Costa disputa o governo de Pernambuco e Saraiva Felipe concorrerá a uma vaga para a Câmara nas eleições de outubro.

Publicidade

Amir Lando informou que caberá ao sub-relator, que deve ser escolhido na tarde desta segunda-feira, a tarefa de decidir a lista de convocados para depor. Lando disse que a nova sub-relatoria vai investigar a liberação de recursos dos ministérios da Saúde, da Ciência e Tecnologia e da Educação.

Até agora, a investigação estava focada na Saúde, onde a máfia das ambulâncias conseguiu infiltrar a ex-assessora especial Maria da Penha Linho.

Com o anúncio, a CPI passará a ter cinco sub-relatorias. Já estão em funcionamento as sub-relatorias de Sistematização e controle; de Investigação de parlamentares; de Investigação do esquema de fraudes na aquisição de unidades móveis de saúde; e de Processo orçamentário.

Veja também
  • Dono da Planam depõe nesta terça-feira na Polícia Federal
  • CPI decide que também vai investigar ministérios
  • CPI cria sub-relatoria para investigar Poder Executivo
  • Ônibus comprado pela prefeitura pode fazer parte do esquema