Pelo menos nove parlamentares acusados de envolvimento com a máfia dos sanguessugas desistiram de disputar a eleição neste ano. De acordo com reportagem publicada pelo jornal "O Globo" neste sábado, a decisão foi tomada após a divulgação do relatório aprovado pela CPI que pede a cassação de 72 parlamentares por envolvimento no escândalo. Dos 69 deputados envolvidos, "O Globo" ouviu 39. Os outros trinta não deram informações, não foram localizados ou não retornaram as ligações.

CARREGANDO :)

O processo contra parlamentares que renunciarem tem que ser arquivado. Eles não correm o risco de ficar inelegíveis por oito anos, mas perdem o foro privilegiado e podem ter de enfrentar o processo na Justiça comum. Vão desistir de concorrer: Heleno Silva (PL-SE), Jorge Pinheiro (PL-DF), Josué Bengtson (PTB-PA), João Mendes de Jesus (PSB-RJ), Marcos de Jesus (PFL-PE), Osmânio Pereira (PTB-MG), Neuton Lima (PTB-SP), Wanderval Santos (PL-SP) e Paulo Feijó (RJ), que pediu desligamento do PSDB após o escândalo.

Nesta sexta-feira, o presidente do Conselho de Ética da Câmara, deputado Ricardo Izar (PTB-SP), afirmou que o número de processos de cassação contra parlamentares envolvidos no esquema dos sanguessugas deve ficar reduzido à metade no próximo ano.

Publicidade

- Destes 69 deputados, o número deve cair para 20 a 30, no máximo. Aqueles que continuarem como candidatos terão muita dificuldade para se reeleger. A Edna Macedo (PTB-SP) já não é mais candidata, já desistiu. Possivelmente o Pastor Josué (PTB-PA) também não será candidato. Outros também deverão anunciar - argumentou.

A senadora Serys Slhessarenko (PT-MT) pediu nesta sexta-feira o afastamento do Conselho de Ética do Senado. Além dela, outros dois senadores foram citados no relatório preliminar do senador Amir Lando (PMDB-RO) aprovado na quinta-feira. A petista é candidata ao governo do Mato Grosso e ao ver que seu nome fora incluído na lista, disse que estava sendo vítima "de uma condenação política".

Veja também
  • Processos contra sanguessugas devem cair para metade
  • Lista dos 72 parlamentares que vão responder a processo de cassação
  • Citado no relatório candidato de Minas desiste de tentar a reeleição