Apesar de algumas prisões, substituições de urnas e interrupção de energia elétrica, as eleições para prefeitos e vice-prefeitos foram encerradas com tranquilidade nas nove cidades brasileiras onde ocorreu pleito eleitoral ontem. As informações são da Agência Brasil.

CARREGANDO :)

Somados, 410 mil eleitores participaram das eleições nas seguintes cidades: Eugênio de Castro (RS), Novo Hamburgo (RS), Camamu (BA), Balneário Rincão (SC), Campo Erê (SC), Criciúma (SC), Tangará (SC), Sidrolândia (MS) e Bonito (MS).

Na Bahia, houve a interrupção no fornecimento de energia elétrica no povoado de Travessão, no distrito de Camamu. No entanto, segundo o Tribunal Regional Eleitoral do Estado, "os eleitores puderam votar normalmente na eleição suplementar deste domingo".

Publicidade

As urnas contaram com baterias internas que garantem cerca de 12 horas de funcionamento autônomo. Foram fornecidas também baterias externas para prevenir qualquer risco de interrupção. A falta de energia durou aproximadamente duas horas.

Já no Rio Grande do Sul, na cidade de Novo Hamburgo, cerca de 35% dos mesários, o que corresponde a mais de 550 pessoas, não compareceram às zonas eleitorais. A Justiça Eleitoral teve que convocar voluntários inscritos como suplentes para ocupar algumas dessas vagas.

Além das eleições deste domingo, já estão agendados novos pleitos em 14 municípios. As cidades são atualmente comandadas pelos presidentes das respectivas câmaras municipais. As eleições de outubro foram anuladas porque os candidatos com mais de 50% dos votos válidos tiveram os registros de candidaturas rejeitados pela Justiça Eleitoral, em julgamento posterior ao pleito.