Municípios que ganham coeficiente
Cidade - Coeficiente em 2014 - Coeficiente em 2015
Apucarana - 3,6 - 3,8
Campo Mourão - 3,0 - 3,2
Corbélia - 1,2 - 1,4
Imbituva - 1,6 - 1,8
Palotina - 1,6 - 1,8
Piraquara - 3,2 - 3,4
Pontal do Paraná - 1,4 - 1,6
São Mateus do Sul - 2,0 - 2,2
Toledo - 3,6 - 3,8
Fonte: CNM
Apucarana, Campo Mourão, Corbélia, Imbituva, Palotina, Piraquara, Pontal do Paraná, São Mateus do Sul e Toledo devem receber mais verbas do governo federal por meio do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) em 2015. A previsão é da Confederação Nacional de Municípios (CNM) e foi feita com base na nova estimativa populacional divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quinta-feira (28).
Conforme explica a CNM, o crescimento populacional nos municípios citados afetará os coeficientes de distribuição do FPM, que podem variar de 0,6 a 4,0. Os coeficientes estão ligados às faixas populacionais em que se enquadram os municípios e, segundo a CNM, outras duas prefeituras do estado dependem de apenas 10 novos habitantes para terem seus coeficientes aumentados: Barracão e Realeza.
No Brasil, um total de 116 municípios pode ganhar com a nova estimativa, enquanto 12 devem perder coeficiente e, consequentemente, verbas. Em 97,7% dos casos, no entanto, não devem ocorrer alterações. As mudanças previstas pela CNM ainda precisam ser confirmadas pelo Tribunal de Contas da União (TCU).
Esquerda tenta mudar regra eleitoral para impedir maioria conservadora no Senado após 2026
Falas de ministros do STF revelam pouco caso com princípios democráticos
Sob pressão do mercado e enfraquecido no governo, Haddad atravessa seu pior momento
Síria: o que esperar depois da queda da ditadura de Assad
Deixe sua opinião