Foi adiada pela terceira vez a decisão do pleno do TRE-PR sobre a continuidade do processo de cassação do mandato do prefeito de Curitiba, Luciano Ducci (PSB), e dos direitos políticos do ex-prefeito Beto Richa (PSDB) (foto), por suposto caixa 2 na campanha eleitoral de 2008. Ontem, a votação estava empatada em 1 a 1 quando o juiz Luiz Fernando Tomasi Keppen pediu vista e transferiu para a sessão de hoje a definição sobre o processo. Na ação, Ducci e Richa são acusados de não declarar os gastos efetuados pelo Comitê Lealdade, formado por dissidentes do PRTB.
Aliás...
Caberá a Keppen decidir sobre a continuidade ou não da ação. Isso porque, apesar do pleno do TRE-PR ser composto por sete desembargadores, apenas três estão aptos para votar. Há dois desembargadores em férias Regina Helena Afonso de Oliveira Portes e Munir Abagge e outros dois declararam suspeição Roberto Antonio Massaro e Gisele Lemke. O relator do processo, Irajá Romeo Mattar, já votou pela continuidade da ação e o desembargador Renato Andrade foi contrário.
Ficha limpa urgente
O requerimento de urgência para votação do projeto da Ficha Limpa será colocado na pauta da próxima terça-feira da Câmara Federal. Caso aprovado o pedido, o projeto poderá ser votado em seguida, durante sessão extraordinária. Ontem, os deputados adiaram a votação da proposta na CCJ. O acordo inicial era que o projeto recebesse um relatório de consenso na comissão, o qual deveria ser votado até hoje, para seguir ao plenário.
Interior
Vinte salas de aula da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) serão transformadas hoje em gabinetes das secretarias estaduais e órgãos de apoio. Pela manhã, o auditório da Reitoria da universidade será palco da Escola de Governo. Ponta Grossa é o primeiro dos seis municípios que serão transformados em sede do governo provisório durante o programa de interiorização da administração estadual.
Divididos
Integrante da base aliada do presidente Lula, o PP está rachado em relação ao apoio à candidatura da petista Dilma Rousseff ao Palácio do Planalto. Nos bastidores, a cúpula do PP já admite que o embarque na candidatura petista não tem maioria dentro do partido, o que leva a legenda a cogitar a possibilidade de se manter neutra nas eleições de outubro ou migrar para a candidatura de José Serra (PSDB).
Livro
Pré-candidato a deputado federal, o ex-secretário antidrogas de Curitiba Fernando Francischini finaliza nos próximos dias o livro em que dá detalhes inéditos da prisão do traficante colombiano Juan Carlos Abadia. A previsão é que o livro seja publicado antes do primeiro turno das eleições, que será no dia 3 de outubro.
Como ela é
O publicitário Duda Mendonça, responsável pela criação da figura do "Lulinha Paz e Amor", considera que a campanha da pré-candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff (foto), erra na forma que tenta apresentá-la ao eleitor. "Não adianta desvirtuar a Dilma. Tem que deixar a Dilma ser como ela é. As pessoas vão entender como ela é ou não", disse. Responsável pela campanha de Lula em 2002 e pelo marketing do governo até o escândalo do mensalão em 2005, Duda afirmou acreditar que Dilma deve vencer, graças ao apoio do presidente.
Pinga-fogo
"A única novidade agora é a linguagem chula e agressiva que lembra a direita sobre a repressão."
Do deputado cassado José Dirceu (PT), em seu blog, criticando o vocabulário usado pelo pré-candidato José Serra (PSDB) em entrevista ao programa "Brasil Urgente" na última segunda-feira. Na ocasião, o tucano prometeu que, se eleito, criará o Ministério da Segurança Pública.
E se Trump sobretaxar o Brasil? Entenda os impactos sobre nossa economia
Decretos, deportações e atrito com governo Lula: a primeira semana movimentada de Trump
O Pé-de-Meia e a burla do governo ao orçamento
De presidenciável a aliada de Lula: a situação dos governadores do PSDB em meio à fusão da sigla
Deixe sua opinião