"Estou como o ministro Tarso Genro com a filha dele."
Reinhold Stephanes (PMDB), ministro da Agricultura, em entrevista ao Paraná TV, comentando a independência de seu filho, o deputado estadual Reinhold Stephanes Júnior, também do PMDB, que votou contra Roberto Requião, aliado do pai, na Assembléia. A filha do ministro da Justiça, Tarso Genro, é a deputada federal Luciana Genro (PSOL), que constantemente critica o governo Lula.
Novo apoio A luta do governador Roberto Requião (PMDB) para que a Secretaria do Tesouro Nacional (STN) suspenda a multa mensal de R$ 10 milhões cobrada do Paraná está definitivamente se transformando em um movimento suprapartidário. Ontem, o deputado federal Gustavo Fruet (PSDB), que saiu do PMDB após desentendimentos com o grupo liderado por Requião, reafirmou sua disposição de apoiar a reivindicação paranaense.
Crítica Fruet disse que sua postura não é nova. Segundo o deputado, na época da privatização do Banestado, ele já havia se manifestado contra o pagamento dos títulos "podres" assumidos pelo estado para sanear o banco. Fruet ainda criticou o interesse momentâneo do governador em obter o apoio da oposição: "é preciso lembrar que a bancada federal não pode ser procurada apenas em momentos de crise".
Aprovou O relator do projeto que cria o fundo de apoio às florestas plantadas, deputado Cezar Silvestri (PPS), conseguiu aprovar na Comissão de Meio Ambiente da Câmara Federal sete emendas para tornar a lei mais abrangente. Entre elas, a proibição da derrubada de floresta primária para cultivo de florestas plantadas e a criação de incentivos aos produtores que fizerem reflorestamento com a combinação de espécies nativas e homogêneas, como eucalipto e pínus.
Desagradou Os vereadores tucanos Celso Torquato, Nely Almeida e Paulo Frote, de Curitiba, repudiaram a proposta de adoção do modelo de listas fechadas na reforma política em discussão na Câmara Federal. Segundo os parlamentares, a adoção de lista fechada nas eleições é um retrocesso político, além de provocar uma volta ao coronelismo da Velha República.
Desfiliação O vereador de Curitiba Tico Kuzma pediu desfiliação do PPS ontem. Ele afirma que há tempos tem tido divergências com a direção do partido, mesmo votando de acordo com as orientações do PPS. Ainda assim estava sendo cobrado por agir muito em favor da base de apoio ao prefeito Beto Richa. O vereador ainda não sabe para qual legenda irá.
Educação 1 O Supremo Tribunal Federal (SFT) nesta semana retirou da pauta o julgamento de uma Ação Direta de Inconstitucionalidade, proposta pelo Conselho Nacional de Trabalhadores em Educação (CNTE) e pelo PT, contra a criação do Paraná Educação. As entidades sustentam que a lei levaria o ensino público do estado a ser administrado por pessoa jurídica de direito privado, o que quebra com o regime de direito público, conforme a Constituição.
Educação 2 A lei foi sancionada no governo Jaime Lerner e pode voltar a julgamento no STF a qualquer momento. Porém, mesmo que seja declarada a inconsticionalidade da legislação, não haverá efeitos práticos. Segundo a Secretaria da Educação, um dos objetivos do Paraná Educação seria a contratação de professores sem concurso público, com vínculo precário. Mas hoje o Paraná Educação encontra-se praticamente desativado.
Louvação A Agência Estadual de Notícias, do governo do estado, divulgou ontem em seu site uma reportagem intitulada "Lacen supera marca de 200 mil exames em sua nova instalação". A matéria louva o trabalho executado no novo prédio do Laboratório Central do Estado, inaugurado, ainda sem equipamentos, em 2004. O texto foi divulgado apenas um dia depois de a Gazeta do Povo ter publicado reportagem em que a oposição e funcionários da área da saúde denunciaram uma série de problemas no prédio do laboratório. Na ocasião, a Secretaria Estadual da Saúde preferiu não comentar para a Gazeta as denúncias.
Pinga-fogo
O deputado estadual Caíto Quintana (PMDB) requisitou à Assembléia Legislativa um voto de congratulações pelo 18.º aniversário da coluna Nostalgia, do colunista Cid Destefani, publicada todos os domingos na Gazeta do Povo. O ex-secretário especial de governo Luiz Caron mostrou-se indignado por e-mails enviados em seu nome para as redações de jornais de Curitiba dizendo que ele pretendia ser pré-candidato à prefeitura da capital Caron diz que depois de tudo o que aconteceu com ele não cansaram e ainda querem continuar prejudicando-lhe Ainda afirma que o e-mail foi enviado por gente de má fé que tem mente doentia. O projeto de lei que modifica o sistema de transporte de Curitiba deve ser apresentado para votação apenas em setembro. De acordo com o vereador Jair Cézar (PTB), que está coordenando o grupo de discussão sobre o projeto na Câmara, ainda há muita gente para ser ouvida. O projeto foi entregue pela prefeitura em agosto do ano passado.
Deixe sua opinião