Dez instituições se uniram para criar um fórum de debate na internet e lançaram, ontem, na sede da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), o Portal da Democracia. No endereço www.portaldademocracia.org.br, o internauta tem acesso a informações da vida política do Brasil e do Paraná e pode opinar e participar de debates sobre assuntos de interesse público. "O portal veio para ficar e não vai sair do ar quando terminarem as eleições. Vamos debater, orientar, fiscalizar as ações dos candidatos e dos eleitos", explica o presidente da OAB, Manoel Antônio de Oliveira Franco.
Cinco temas vão orientar os debates: revisão constitucional, papel do estado, falta de ética, critérios para escolha dos candidatos e participação do povo brasileiro na política. O espaço virtual possibilita que o usuário emita sugestões sobre determinado tema e participe de chats com personalidades de diversos setores da sociedade. "Criamos um fórum permanente em uma rede de participação político-empresarial. Vamos incentivar também a participação de toda sociedade civil organizada", disse o presidente da Fiep, Rodrigo da Rocha Loures.
Cada uma das dez entidades participantes vai elaborar um projeto para melhoria em diversas áreas. "Com o portal temos a possibilidade da soma de conhecimentos e idéias, já que diversas áreas estão interligadas em termos de bem-estar social", diz Luiz Cláudio Mehl, presidente do Instituto de Engenharia do Paraná.
Além de informar e orientar, o portal servirá como ferramenta de fiscalização. "Receberemos denúncias, vamos acompanhar os atos de gestão dos governos e criticar ou elogiar", disse o presidente da OAB.
Lula tenta se aproximar do favorito à presidência da Câmara, mas Hugo Motta quer independência
Guinada da Meta pode forçar desvio de rota de STF e Lula quanto à censura nas redes
Enquete: você acredita que a censura nas redes sociais vai acabar após a declaração de Zuckerberg?
Maduro sugere uso de tropas do Brasil para “libertação” de Porto Rico
Deixe sua opinião