O secretário-geral do Ministério das Relações Exteriores, embaixador Antônio Patriota, em imagem de abril| Foto: Agência Brasil

O embaixador Antonio de Aguiar Patriota, 56 anos, anunciado nesta quarta (15), como futuro ministro das Relações Exteriores, é secretário-geral do Ministério das Relações Exteriores desde outubro de 2009. O cargo de secretário-geral é o segundo na hierarquia do Itamaraty. Ele é o principal auxiliar do atual ministro, Celso Amorim.

CARREGANDO :)

Entre 2007 e 2009, Patriota foi embaixador do Brasil em Washington (EUA). Antes de ser enviado aos EUA como embaixador, atuou como chefe de gabinete e secretário de Planejamento Diplomático do chanceler.

Patriota nasceu em 27 de abril 1954 no Rio de Janeiro. É casado com Tânia Patriota, que trabalha no Fundo das Nações Unidas para a População (Unfpa).

Publicidade

Em 1975, formou-se em filosofia na Universidade de Genebra e em 1978 concluiu o Curso de Preparação à Carreira Diplomática (CPCD) do Instituto Rio Branco.

No ano seguinte à conclusão do curso, atuou nas Nações Unidas como assistente, com o cargo de terceiro-secretário. Também trabalhou nas embaixadas de Pequim e Caracas. Na representação diplomática brasileira na China, foi segundo e primeiro-secretário, além de conselheiro. Na Venezuela, desenvolveu a atividade de primeiro-secretário.

Em 1993, foi promovido a conselheiro. Após a Guerra do Golfo, em 1998, participou do Conselho de Segurança, na articulação de um novo paradigma de segurança coletiva.