Pinga-fogo
"A oposição fica indignada com Dilma. Afinal, defendem o contrário do que defendemos. Nós queremos distribuição de renda, eles, a concen-tração."
Ênio Verri, presidente estadual do PT, via Twitter.
O Tribunal de Contas deverá fazer uma troca de conselheiro no próximo mês. Caio Soares (foto) chega aos 70 anos, idade da aposentadoria compulsória. Sua vaga terá de ser preenchida por um dos auditores de carreira do tribunal. Pela lei paranaense, três das sete vagas de conselheiro são de nomeação do governador: uma é livre e duas ficam para servidores de carreira, sendo uma para auditores e outra para procuradores do TC. Caio Soares ficou com uma das cadeiras "técnicas" depois de ter sido nomeado auditor pelo então governador Jaime Lerner. Depois de sua aposentadoria, os atuais conselheiros montarão uma lista tríplice com candidatos, e ela será levada ao governador Beto Richa (PSDB). Será o quarto conselheiro nomeado durante o mandato de Richa como governador. Ivan Bonilha, Durval Amaral e Fabio Camargo são os outros três.
Críticas 1
O PSDB divulgou ontem nota oficial criticando a presidente Dilma Rousseff (PT) por usar as redes oficiais de rádio e tevê para suposta campanha eleitoral. Na quarta-feira, Dilma fez um pronunciamento oficial anunciando um reajuste de 10% no Bolsa Família e de 4,5% na tabela do imposto de renda. O partido entendeu o discurso como campanha antecipada. "O PT fez, nesse caso, o que faz na Petrobras apropria-se do que não lhe pertence em proveito próprio", diz a nota. O partido deve ingressar com ação no TSE contra a presidente.
Críticas 2
Quem também criticou o discurso de Dilma foi o jornal britânico Financial Times. Em reportagem do jornalista Joe Leahy, o reajuste do Bolsa Família foi chamado de "passo populista [que] marca o mais agressivo contra-ataque da presidente contra a oposição, que ainda tenta diminuir sua forte liderança nas pesquisas". O jornal destaca que o aumento, de 10%, está acima da inflação e que o programa de transferência de renda é uma das marcas dos governos do PT.
Calendário colorido
Se depender da Câmara de Curitiba, o calendário vai ficar cada vez mais colorido. Uma proposta da vereadora Carla Pimentel (PSC) institui o Maio Amarelo, um mês de conscientização para a redução dos acidentes de trânsito. A vereadora diz que se inspirou nas campanhas Outubro Rosa, contra o câncer de mama, e Novembro Azul, contra o câncer de próstata.
Encontro
A presidente Dilma Rousseff participa hoje do 14º Encontro Nacional do PT, em São Paulo. Ela deve discursar às 19 horas, segundo agenda divulgada pelo Palácio do Planalto. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva também deve participar do encontro. O evento será realizado hoje e amanhã e servirá para debater estratégias para as eleições de 2014 e aprovar as diretrizes do programa de governo de Dilma.
Colaboraram: Chico Marés e Rogerio Waldrigues Galindo.
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Painéis solares no telhado: distribuidoras recusam conexão de 25% dos novos sistemas