Hoje à tarde, durante reunião com integrantes da equipe de transição, a presidente eleita Dilma Rousseff receberá dos partidos aliados uma lista com nomes de postulantes a ministérios. Segundo o presidente do PT, José Eduardo Dutra (foto 1), Dilma já avisou que incluirá um novo critério para a nomeação de ministros: a garantia de votos que o titular do ministério consegue de sua legenda na Câmara e no Senado.
O conselho foi dado pelo presidente Lula à presidente eleita durante a viagem à Coreia do Sul, na semana passada: Dilma não deve repetir o erro de nomear ministros com pouca representatividade em seu partido. Lula disse que já ficou refém do Congresso em votações importantes e em CPIs porque parte de seus ministros não tinha influência sobre as bancadas de seus partidos no Congresso.
Aliás...
O presidente do PT, José Eduardo Dutra, também avisou que mesmo os ministros com perfil técnico e não político terão de se empenhar em conquistar votos no Congresso. "Mesmo um técnico precisa ter habilidade política porque, na hora do problema, o ministro é que vai ter que segurar o deputado e o senador durante as votações", advertiu Dutra.
Pastas cobiçadas
Com quase R$ 35 bilhões do PAC para investir, os ministérios das Cidades e dos Transportes transformaram-se nas duas pastas mais cobiçadas no rateio do futuro governo Dilma. A proposta de orçamento para 2011 já encaminhada ao Congresso explica, em boa parte, o apetite dos aliados pelos dois ministérios. Transportes lidera há anos os investimentos bancados pela União. No ano que vem, porém, vai dividir a liderança com a pasta das Cidades, embalada pelo programa Minha Casa, Minha Vida.
No Torto
A presidente Dilma Rousseff, passou o feriado de ontem em Porto Alegre, com a família. Hoje, Dilma já deve se instalar na Granja do Torto, uma das residências oficiais da Presidência da República. O Torto será a casa da presidente até a data da posse, no dia 1.º de janeiro. Depois, acompanhada da mãe e de uma tia, Dilma se mudará para o Palácio da Alvorada.
Seminário
Começa amanhã e vai até a próxima sexta- feira, o seminário "As Eleições de 2010 e a Democracia Brasileira", que debaterá a situação das instituições democráticas no país a partir da análise das últimas eleições. O evento é promovido pelo Núcleo de Pesquisa em Sociologia Política Brasileira da UFPR, em conjunto com a Uninter e o TRE-PR. Os debates começam sempre às 19 horas, na Reitoria da UFPR, no Edifício Dom Pedro I, 2.º andar. A entrada é franca.
Bodas de pérola na web (foto 2)
A página da Agência Estadual de Notícias, do governo do Paraná, trazia ontem à tarde a seguinte manchete: "Pessuti comemora 30 anos de casado em missa da Padroeira do Paraná". O texto explicava que o governador, acompanhado da esposa e dos filhos, comemorou bodas durante a missa realizada ontem, em Paranaguá, em homenagem à Nossa Senhora do Rocio. Não é a primeira vez que o governador usa o órgão de comunicação oficial do estado para falar assuntos pessoais ou não oficiais. Há algumas semanas, a Agência de Notícias foi usada para que Pessuti fizesse "propaganda" de um investimento imobiliário no litoral catarinense.
Pinga-Fogo
"Pelé só teve um, mas o Brasil foi cinco vezes campeão do mundo, algumas vezes sem Pelé. Igual a Lula não vai ter. Ele é uma personalidade única na história recente do Brasil."
Celso Amorin, ministro das Relações Exteriores, fazendo comparação entre o seu chefe e o Rei do Futebol durante balanço de seus oito anos a frente do Itamaraty. Amorim admite que Dilma não poderá superar Lula, mas mesmo assim fará "um governo extraordinário".
Colaborou Sandro Moser.
Lula tenta se aproximar do favorito à presidência da Câmara, mas Hugo Motta quer independência
Maduro fala em usar tropas do Brasil para “libertar” Porto Rico; assista ao Sem Rodeios
Guinada da Meta pode forçar desvio de rota de STF e Lula quanto à censura nas redes
Enquete: você acredita que a censura nas redes sociais vai acabar após a declaração de Zuckerberg?
Deixe sua opinião