As empresas de telefonia estão se mobilizando para evitar que seus clientes tenham créditos de celular pré-pago roubados por golpistas. Prometendo prêmios valiosos e usando nomes de três empresas da área, estelionatários-em conversas por telefone-convencem as vítimas a fornecer códigos e números de senha de cartões de celular pré-pago, que permitem ter acesso aos créditos.
Ao telefone, um homem gentil e com sotaque nordestino diz ser representante da empresa Embratel e afirma que o dono do aparelho (celular ou fixo) ganhou prêmios-carros, TVs de plasma, celulares ou até mesmo um apartamento.
Para receber os 'brindes', basta comprar 10 cartões de recarga de telefones pré-pagos das companhias Claro e Tim. Cinco cartões de cada uma. Depois, é preciso retornar a ligação para um número de celular-fornecido pelo golpista-com prefixo de Fortaleza (CE), passando os código de barra e a senha dos cartões de recarga.
Ao dar os números, a vítima possibilita ao golpista passar os créditos dos cartões para um celular da operadora (Claro ou Tim, no caso). As empresas Embratel, Claro e Tim estão alertando seus clientes sobre o golpe com notas em seus respectivos sites na internet.
Se passando por uma vítima, a reportagem do 'Diário de S.Paulo' entrou em contato com um dos golpistas. Com ar formal, ele tenta falar como um daqueles operadores de telemarketing treinados, mas comete muitos erros de português. O golpista oferece prêmios valiosos, dizendo que a promoção é veiculada em programas dominicais de TV. As promessas não passam de mentira. As empresas não sabem o número de vítimas. Mas é certo que uma delas foi o apresentador Clodovil Hernandez, que perdeu cerca de R$ 2.500 em créditos, em novembro passado.
Em seu site, a Embratel informa que "pessoas não autorizadas estão utilizando o nome da empresa para comunicar falsas promoções de sorteios de bens materiais em troca de compra de cartões de recarga". A companhia informa que está tomando as providências necessárias para identificar os responsáveis pela realização das chamadas.
A Tim informou que também está alertando os clientes. A empresa disse que não oferece nenhuma promoção em parceria com programas de TV, rádio ou qualquer outro meio de comunicação que ofereça prêmios àqueles que adquirirem recargas para celulares pré-pagos, com a condição de serem repassados os códigos de segurança dos cartões.
Em nota, a Claro recomenda aos clientes "que ignorem as abordagens". Em caso de dúvida, a companhia recomenda que os usuários consultem o site www.claro.com.br ou ligar para o serviço de atendimento da empresa (1052).