Brasília (AG) – Petista de carteirinha, Nelson Machado (foto) é um dos curingas do governo Lula. Chegou à Esplanada dos Ministérios no início de 2003 pelas mãos do então ministro do Planejamento, Guido Mantega, com quem já havia trabalhado na Prefeitura de São Paulo, na administração Luíza Erundina (1989–1992). Com a transferência de Mantega para a presidência do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Machado ficou quatro meses como ministro interino do Planejamento. Agora, finalmente, será titular de um ministério.

CARREGANDO :)

Setores do PT chegaram a defender a sua efetivação no Planejamento, por considerá-lo um técnico discreto e disciplinado. Mesmo sendo da chamada corrente desenvolvimentista, evita expor publicamente divergência com a política econômica do governo conduzida pelo ministro Antônio Palocci.

Com a posse de Paulo Bernardo no Ministério do Planejamento, em março deste ano, Machado voltou à Secretaria Executiva.

Publicidade

Machado é um dos autores da proposta de cortes de cargos de confiança no Executivo e do projeto de criação da Super Receita, que juntará a Receita Federal e a Secretaria de Receita Previdenciária.

O novo ministro da Previdência já prestou serviços ao governo tucano de São Paulo, nas administrações Mário Covas e Geraldo Alckmin. Na Secretaria de Fazenda do Estado de São Paulo, Machado coordenou o Programa de Modernização do Controle Interno e Administração Financeira e dirigiu a Escola Fazendária do Estado de SP.

Bacharel em Direito pela Universidade de Brasília, Nelson Machado é paulista de José Bonifácio. Tem mestrado em Administração Orçamentária e Financeira na Fundação Getúlio Vargas e doutorado em Contabilidade e Controladoria na Universidade de São Paulo.