O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Carlos Velloso, vai apresentar hoje, na França, o novo título de eleitor que será usado no Brasil. A apresentação será durante o Fórum Mundial de Democracia Eletrônica, realizado em Paris.

CARREGANDO :)

Eletrônico – De acordo com o TSE, o novo título de eleitor será confeccionado em papel especial de segurança e terá fotografia, impressão digital eletrônica, RG, CPF e o tipo sangüíneo do eleitor. Para o ministro Velloso, a modernização do título "vai acabar com o último reduto de fraude eleitoral no Brasil, já que a urna eletrônica eliminou todas as grandes fraudes cometidas no processo eleitoral".

Com a corda toda – Depois de ser reeleito presidente estadual do PT, o deputado André Vargas, disse que pode disputar a eleição para governador se o partido julgar necessário. "Se precisar, será uma honra ser candidato", afirmou. O PT, segundo ele, vai concorrer ao governo do estado de qualquer jeito e tem como opções Gleisi Hoffmann, Paulo Bernardo, Jorge Samek e Flávio Arns. Além de Vargas. "O Lula tem que ter palanque viável e confiável no Paraná", disse.

Publicidade

Quase lá 1 – O deputado Mauro Moraes, o único da Assembléia que ainda está sem partido, passou o dia de ontem em negociações e deve anunciar nos próximos dias sua entrada no PMDB. Durante a tarde, Mauro conversou com o prefeito Beto Richa (PSDB) e no começo da noite foi recebido pelo governador Requião (PMDB). Segundo o deputado, o que definiu sua opção foi a garantia de obras para Curitiba, que o governador teria lhe dado.

Quase lá 2 – Mauro Moraes está se ambientando com os futuros colegas de bancada. Vai saborear hoje comida árabe e costela na casa do fiel escudeiro do governador, deputado Alexandre Curi (PMDB). O vinho será cortesia do primeiro-secretário da Assembléia, Nereu Moura. O encontro vai reunir ainda os secretários Vanderlei Iensen (chefe de gabinete) e Caíto Quintana (Casa Civil), que são deputados licenciados.

Negociação – O presidente da Câmara de Curitiba, vereador João Cláudio Derosso (PSDB), recebeu convite do PFL para trocar de legenda. Segundo o presidente municipal pefelista, vereador Fábio Camargo, Derosso teria a prerrogativa de escolher para que cargo iria concorrer em caso de mudança. O vereador tucano ainda não respondeu.

Independentes – Fábio Camargo, depois da sessão de ontem que provocou polêmica entre a base do prefeito Beto Richa, discursou propondo a formação de um grupo independente na Câmara de Vereadores. A idéia recebeu discursos de adesão dos vereadores Stephanes Júnior (PMDB) e Luís Ernesto (PSDB). "Propus inclusive que o Márcio Celso deixe de ser o líder do prefeito na Casa", afirmou o vereador.

Mudança – O vereador Sérgio Ribeiro está deixando o PPS e vai ingressar no PV. Com a entrada de mais um parlamentar, os verdes passam a ter três integrantes na Câmara de Curitiba. Paulo Salamuni convidou também Serginho do Posto, outro que saiu do PPS, para ser mais um vereador do PV.

Publicidade

Enquete – O diretor do Detran, Marcelo Almeida, afirma que fez uma enquete, via internet, sobre o desarmamento da população. Entre as 500 respostas recebidas, 60% manifestaram-se a favor do desarmamento e 40% contra. "As pessoas estão bem divididas e muitas ainda não definiram o voto para o dia 23 de outubro. É preciso mais debate e informações dos dois lados para o cidadão poder se decidir", afirma.

Controvérsia – A lei que ampliou a lista de despesas com educação em Curitiba, aprovada em 2003, deverá causar nova polêmica na Câmara. Está tramitando na Casa um projeto de diversos parlamentares pedindo a revogação da lei, que já recebeu parecer favorável do relator, o vereador Aladim Luciano (PV).

Pinga-fogo

* Na última semana para aqueles que querem ser candidatos em 2006 mudarem de partido, muitas negociações estão em andamento na Câmara de Curitiba.

* A vereadora Julieta Reis, ainda sem partido, negocia com o PDT.

Publicidade

* O vereador Roberto Hinça, hoje no PFL, também pode ir para o grupo pedetista.

* No PT, a deputada federal Dra. Clair diz que permanece no partido mesmo com a vitória do Campo Majoritário.

* Outro deputado federal, Dr. Rosinha, que ficou em segundo lugar na disputa pela presidência estadual petista, também garante que permanece na sigla.

* O chefe da Casa Civil, Caíto Quintana, recebeu na noite de sexta-feira o título cidadão honorário de Capitão Leônidas Marques, município do Oeste do estado.

* "É uma forma honrosa de reconhecimento pelo trabalho parlamentar feito em conjunto com as lideranças comunitárias", afirmou Caíto.

Publicidade