Os novos secretários do Paraná assumiram nessa segunda-feira (5) os cargos para comandar 17 pastas do segundo governo de Beto Richa (PSDB). Eles foram nomeados pelo governador no dia 1º de janeiro, mas somente nessa segunda começaram efetivamente a tomar posse na nova função. A informação foi divulgada durante a tarde pela Agência de Notícias do Paraná - órgão oficial de comunicação do governo estadual.
Confira quem assume cada secretaria no novo mandato de Richa
Ainda nessa segunda, também assumiram os dirigentes de funções técnicas (Casa Militar e Procuradoria, por exemplo), das assessorias do governador - cargos com status de secretaria - e os presidentes de empresas públicas, como a Companhia Paranaense de Energia (Copel), Companhia Paranaense de Gás (Compagas) e a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar). Apenas o titular da Segurança Pública e Administração Penitenciária, Fernando Francischini, já exercia a função. Ele tomou posse ainda em dezembro.
Entre as 17 secretarias, oito permanecem com o mesmo dirigente (Administração e Previdência; Agricultura; Ciência, Tecnologia e Ensino Superior; Comunicação Social; Cultura; Infraestrutura e Logística; Justiça, Cidadania e Direitos Humanos; e Saúde). Outras nove têm novos titulares (Casa Civil; Esporte e Turismo; Desenvolvimento Urbano; Educação; Fazenda; Planejamento e Coordenação Geral; Meio Ambiente e Recursos Hídricos; Segurança Pública e Administração Penitenciária; e Trabalho e Desenvolvimento Social). Entre os "novatos", há duas exceções: Fernanda Richa (Trabalho e Desenvolvimento Social) e Ratinho Jr (Desenvolvimento Urbano). Os dois eram secretários de Richa no início de 2014 e afastaram-se dos cargos para dedicar-se a campanha eleitoral.
Esquerda tenta mudar regra eleitoral para impedir maioria conservadora no Senado após 2026
Sob pressão do mercado e enfraquecido no governo, Haddad atravessa seu pior momento
Síria: o que esperar depois da queda da ditadura de Assad
Vácuo de poder deixa Síria entre risco de Estado terrorista e remota expectativa de democracia
Deixe sua opinião