O ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, anunciou na abertura do Terceiro Encontro da Estratégia Nacional de Combate à Lavagem de Dinheiro (Encla) um aumento expressivo na abertura de inquéritos e processos contra lavagem de dinheiro no país a partir de 2003. Segundo dados divulgados pelo ministro, só este ano já foram abertos 359 inquéritos e 48 processos contra esse tipo de crime, um número bem acima dos dados registrados em 2002, quando foram abertos 32 inquéritos e nove ações penais. Esta é a primeira vez que uma instituição oficial faz e divulga estatísticas gerais sobre lavagem de dinheiro.
- É o resultado de uma cooperação que vai construindo uma cultura de combate à lavagem de dinheiro, mas ainda temos muito chão pela frente - disse o ministro.
Thomaz Bastos disse que o aumento do combate à lavagem de dinheiro está diretamente relacionado à atuação dos órgãos vinculados à Encla, entre eles a Polícia Federal, a Receita Federal, o Banco Central, o Ministério Público Federal, o Banco do Brasil, o INSS e o Judiciário.
- Só a produção da estatística já é um avanço - afirmou.