Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Notas políticas

O facilitador

O presidente do PP estadual, Ricardo Barros, disse que quer facilitar a vida do prefeito Beto Richa com as lideranças do partido que estão descontentes com a composição do novo secretariado municipal. Barros esteve com Richa na semana passada. Segundo o deputado, nada ficou decidido na reunião. Já o prefeito garante que a situação está resolvida. Muitos membros do PP reclamam que não houve um procedimento adequado na determinação do secretariado. "O prefeito teve algumas conversas e atendeu pedidos de pessoas do partido. Mas isso não quer dizer que o partido se sentiu contemplado." Beto Richa nomeou Rudimar Fedrigo para a Secretaria de Esportes. Ele, apesar de ser do PP, não foi indicado pelo deputado estadual Ney Leprevost, um dos mais descontentes com as escolhas do tucano. As lideranças do partido dão como certa uma nova reunião com Richa, que, no entanto, diz que não há nada marcado.

* * * * * *

Fala, povo

A primeira audiência pública do novo mandato do prefeito Beto Richa ocorre na próxima quinta-feira. O encontro será na Cidade Industrial de Curitiba. Dois dias antes, Richa se reúne com os secretários municipais para a assinatura do contrato de gestão – novidade do novo mandato do tucano.

Aglutinação

Os vereadores do PT curitibano têm um novo objetivo para os próximos meses: levar para o bloco de oposição os vereadores filiados em partidos aliados do governo Lula e que hoje fazem parte do grupo de apoio a Beto Richa. O grupo soma nove vereadores: três do PDT, dois do PP, três do PSB e um do PRB. A mudança de lado, porém, é pouco provável.

Ressaca espiritual

Segundo vereador mais votado em Curitiba, Pastor Valdemir (PRB), reclamou do cansaço durante a cerimônia de posse realizada no dia 1º de janeiro. Segundo ele, o sono não tinha como motivo excessos durante a festa de ano-novo. "Fiquei de vigília até as 4 horas com os fiéis da minha igreja", disse o parlamentar evangélico.

Exagerado

O diretor-presidente da Ferroeste, Samuel Gomes, fez um balanço do ano passado e se disse muito satisfeito com o projeto de expansão da companhia. Segundo ele, durante o ano "múltiplos agentes" do governo, da sociedade civil e até do Exército uniram esforços para obter recursos e soluções técnicas e ambientais para viabilizar o projeto. "Foi um tsunami de boa vontade", definiu Gomes.

Presidente à vontade

De chinelos, camiseta regata e bermudão. Foi desse jeito que o presidente Lula se vestiu durante sua estadia em Fernando de Noronha. O presidente passa férias no arquipélago com a mulher, Marisa Letícia, e a família.

Humildes

Os premiados foram o senador Alvaro Dias e o deputado federal Gustavo Fruet, ambos do PSDB do Paraná. Mas eles resolveram parabenizar a população paranaense em outdoors espalhados pelas principais cidades do estado. Nas peças publicitárias, eles cumprimentam o povo pela escolha deles como os melhores parlamentares de 2008, em eleição promovida pelo site Congresso em Foco.

Férias mais curtas

O vereador Algaci Túlio (PMDB) é um dos que defendem a redução do período do recesso da Câmara Municipal de Curitiba – como previsto no projeto da nova Lei Orgânica Municipal. Para ele, os quase dois meses de férias dos vereadores são um exagero. Algaci defende que os trabalhos recomecem já no fim de janeiro e não apenas no meio de fevereiro.

Ficou como estava

Após a eleição da Mesa Executiva da Câmara de Curitiba, os vereadores confirmaram os presidentes das comissões permanentes – nomes que foram definidos há duas semanas, pela legislatura anterior, e que provocaram descontentamento em alguns dos novos membros da Casa. Eles queriam participar da escolha. No entanto, nada foi mudado.

* * * * * *

Pinga fogo

"Uma coisa é muito clara: se o (Paulo) Lacerda não serve para comandar a Abin, não serve para representar o Brasil no exterior." Do senador Demóstenes Torres (DEM-GO), sobre a nomeação de Lacerda para o posto de adido policial do Brasil em Portugal. O ex-diretor-geral da Agência Brasileira de Inteligência é suspeito de envolvimento em grampo ilegal de uma conversa de Demóstenes com o presidente do STF, Gilmar Mendes.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.