O desembargador de plantão no Tribunal de Justiça do Rio, Luiz Felipe Salomão, deu uma liminar favorável ao jornal "O Globo", no fim da noite deste sábado, suspendendo a decisão do juiz Ricardo Corona, da última sexta-feira. Ele determinava que o jornal publicasse, no prazo máximo de 24 horas, a resposta do governo do Estado do Rio a reportagens que denunciavam a contratação sem licitação de ONGs que têm relações com empresas que fizeram doações para a campanha do pré-candidato à Presidência Anthony Garotinho (PMDB).
O governo do estado havia ingressado com o pedido de direito de resposta e obteve sentença favorável do juiz Corona, da 39ª Vara Criminal. "O Globo", no entanto, impetrou um mandado de segurança, alegando que o texto que o governo do estado desejava que fosse publicado era praticamente uma promoção eleitoral, fazendo afirmações sobre ações que o governo tem feito, o que não tem relação com o conteúdo da reportagem publicada.
O mandado foi julgado procedente pelo desembargador de plantão Luiz Felipe Salomão e, a partir de agora, o mérito da questão será julgado por uma das câmaras criminais do Tribunal de Justiça do Rio.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura
Deixe sua opinião