O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo (foto), parece ser o mais novo queridinho da presidente Dilma Rousseff. Ele é o único que sobrou do grupo de 2010 chamado pela própria Dilma de "Os Três Porquinhos", junto com o ex-ministro Antonio Palocci e José Eduardo Dutra o primeiro caiu em seis meses de governo, o segundo deixou a presidência do PT por motivos de saúde. Agora, Cardozo é um dos poucos que despacha no Palácio da Alvorada e frequenta o gabinete da presidente. Em época de CPMI do Cachoeira, o ministro tem sido muito requisitado pela presidente para audiências de última hora, frequentando o Alvorada até mesmo nos domingos. Além dele, o ministro do Desenvolvimento, Fernando Pimentel, e a ministra da Casa Civil, Gleisi Hoffman, também são cada vez mais requisitados por Dilma.
Agenda
Amanhã : O governador Beto Richa (PSDB) sanciona a lei que prevê do novo piso regional. A lei será assinada por ele durante a festa de 1º de maio realizada pela Força Sindical na Praça Nossa Senhora de Salete, no Centro Cívico. O prefeito de Curitiba, Luciano Ducci (PSB), também estará no evento.
Quarta-feira: Serão apresentadas as normas dos traballhos da CPMI do Cachoeira e o plano de trabalho do relator.
Novo ministro
A presidente Dilma Rousseff deve anunciar hoje o nome do deputado Brizola Neto (RJ) como novo ministro do Trabalho, pasta da cota do PDT. Ele entrará em substituição ao ex-ministro Carlos Lupi, presidente da legenda, que deixou a vaga há quase cinco meses. Segundo pedetistas, a presidente quer anunciar o nome do novo ministro antes do Dia do Trabalhado, comemorado amanhã.
Multas acumuladas
A cada novo pleito eleitoral, aumenta mais o montante referente a multas eleitorais não pagas, cujos maiores devedores são candidatos e partidos políticos. A cifra, que em 2006 estava em R$ 110 milhões, mais do que dobrou em 6 anos, e hoje beira os R$ 300 milhões. O débito foi parar na dívida ativa da União.
Plantão
A Central de Atendimento ao Eleitor de Curitiba funcionará normalmente nesse feriado de 1º de maio, Dia do Trabalho. Essa é mais uma oportunidade para o eleitor que ainda não fez o recadastramento biométrico e para aqueles que desejam transferir o título ou tirar o documento pela primeira vez. O prazo termina no dia 9 de maio. A Central de Atendimento ao Eleitor fica na Rua João Parolin, nº 55, no Prado Velho e funciona das 9 às 18 horas.
Ajufe
A Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe) elegeu na última semana o seu novo presidente. Nino Oliveira Toldo, titular da 10ª Vara Federal Criminal de São Paulo, foi eleito com 48% dos votos válidos (equivalente a 660 votos). Toldo, o novo corpo diretivo da Ajufe e os integrantes do Conselho Fiscal tomam posse em Brasília na primeira quinzena de junho.
Pinga-fogo
"Basta a presidenta Dilma chamar o ministro Aldo Rebelo. Ela vai entender todos os problemas dos produtores rurais e, possivelmente, não irá vetar praticamente nada."
Antonio Alvarenga, presidente da Sociedade Nacional de Agricultura (SNA), confiando no atual ministro do Esporte que foi o primeiro relator do novo Código Florestal, em 2011, para explicar à presidente as questões conflitantes do novo Código Florestal.
* * * * *
Colaboraram: Yuri Al Hanati
Acordos com governo e oposição dão favoritismo a Alcolumbre e Motta nas eleições no Congresso
Rússia burla sanções ao petróleo com venda de diesel e Brasil se torna 2º maior cliente
As prioridades para os novos presidentes da Câmara e do Senado
A classe média que Marilena Chauí não odeia: visitamos a Casa Marx, em São Paulo
Deixe sua opinião