Pinga-fogo
Marcello Casal/ ABr"Muitos prefeitos devem ambicionar manter um museu deste nas suas cidades. É uma ação de governo, não tem nada a ver com a negociação de aliança."
Do pré-candidato petista à prefeitura de São Paulo, Fernando Haddad, negando que a cessão de um terreno pelo prefeito Gilberto Kassab (PSD) para abrigar um museu do Instituto Lula tenha alguma influência na definição de aliança entre os dois partidos para a disputa eleitoral deste ano
O senador Roberto Requião (PMDB-PR) já retrucou o discurso feito pelo governador Beto Richa (PSDB) na quinta-feira, na abertura dos trabalhos da Assembleia Legislativa. Richa exaltou o primeiro ano de gestão e criticou, de forma velada, o antecessor. O peemedebista fez a réplica ontem, na tribuna do Senado. Em um pronunciamento bastante irônico, Requião afirmou que "reza" para que o tucano "tenha um estalo" como o padre Antônio Vieira. Dessa forma, diz o senador, Richa perceberia que "se ocupou em inaugurar as obras que deixei prontas ou em vias de conclusão, em retirar placas com nomes de outros governadores, em mudar nomes dos programas de governo". Requião também falou contra as privatizações. "[Richa] passaria a compreender que governar não é privatizar, terceirizar, repassando a empresas privadas responsabilidades tão específicas do Estado como a educação, a saúde, o saneamento básico."
Número
R$ 6,7 mil é o valor de uma passagem aérea de ida e volta de Brasília para Rio Branco (Acre), se a compra for feita de última hora. O valor foi criticado pelo senador Jorge Viana (PT-AC), que passou por uma situação dessas há poucos dias. Ele disse que enviou cartas aos presidentes da TAM e da Gol para saber porque o preço é maior do que uma passagem para a Europa e porque o Acre fica de fora das promoções das companhias aéreas.
Ainda não
O Tribunal de Justiça do Paraná suspendeu ontem um mandado de segurança impetrado por Jaime Lerner, que pretendia restabelecer o pagamento da pensão de R$ 24,1 mil por ser ex-governador. O benefício deixou de ser pago em maio de 2011, por decisão do governador Beto Richa, que cortou o pagamento para os governantes que ocuparam o cargo após a Constituição de 1988. O TJ negou o pedido até que o STF julgue a ação que questiona a legalidade do benefício. Além de Lerner, deixaram de receber a verba Mário Pereira, Roberto Requião e Orlando Pessuti.
Mistério da Copel
O deputado estadual Tadeu Veneri (PT) divulgou ontem que uma das pessoas responsáveis pela movimentação atípica de dinheiro no Tribunal Regional do Trabalho (TRT) do Rio de Janeiro em 2002 já esteve presa em Curitiba em 2004. A mesma pessoa teria tido envolvimento com desvios de dinheiro público da Copel, por meio de convênio com a consultoria Embracon. Ex-relator da subcomissão dos créditos tributários da CPI que investigou as denúncias de irregularidades na Copel, Veneri diz que as investigações sobre o TRT podem ajudar a esclarecer as irregularidades na Copel, que vieram à tona em 2003.
Descanso
A ministra do Planejamento, Miriam Belchior, recebeu alta médica ontem e deixou o Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. Ela estava internada desde a quarta-feira, após uma crise de hipertensão. Miriam retornou a Brasília ontem mesmo, mas só vai retomar as atividades na Esplanada no dia 13, após descanso. Ela pretende manter uma rotina de exercícios diários para controlar a pressão. "É a questão da tensão do dia a dia, que exige muito da gente. Eu trabalho muitas horas por dia, muitas horas", frisou.
Acordos com governo e oposição dão favoritismo a Alcolumbre e Motta nas eleições no Congresso
Rússia burla sanções ao petróleo com venda de diesel e Brasil se torna 2º maior cliente
As prioridades para os novos presidentes da Câmara e do Senado
A classe média que Marilena Chauí não odeia: visitamos a Casa Marx, em São Paulo
Deixe sua opinião