A seccional paranaense da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) promove neste sábado (30) o Dia da Cidadania, uma ação simultânea em mais de 40 cidades do estado, em que advogados voluntários de diversas áreas do direito tiram dúvidas da população e prestam consultoria gratuitamente. Só em Curitiba, mais de 400 profissionais vão se revisar na Praça Santos Andrade até o fim do dia, por volta das 17 horas.
Para o presidente da OAB-PR, Juliano Breda, a meta é ajudar as pessoas na busca por seus direitos. “Não elaboramos petições ou documentos de qualquer tipo, mas esclarecemos todas as dúvidas e informamos o que elas precisam fazer”, explica.
Foi assim com a dona de casa Maria das Graças Wilhelm, 63 anos, na área do Direito do Consumidor. Ela tem sofrido constantes cobranças indevidas de uma empresa de telefonia e não sabia mais como agir. “Saio daqui mais tranquila porque agora sei o que preciso fazer”, desabafou.
Com Claudionor Mário Sieczko, 63 anos, não foi diferente. Ele ficou mais de 30 minutos ouvindo como precisa agir para solucionar um caso de apropriação indevida em sua família. “Fiquei mais calmo ao saber dos meus direitos. Saio confiante.”
Outras atividades
Além de orientar a população, os advogados também distribuíram materiais sobre questões relacionadas à defesa dos direitos humanos, igualdade de gênero e direitos dos refugiados e imigrantes. Em algumas cidades, também foram firmadas parcerias com diferentes instituições para realização de exames, atividades recreativas e emissão de documentos.
Algumas subseções vão realizar a ação em datas futuras. É o caso da OAB Arapongas, que vai realizar a orientação no dia 13 de junho na praça da igreja matriz, e da OAB Francisco Beltrão, que programou atividades para o calçadão da cidade no dia 6 de junho.
Vai piorar antes de melhorar: reforma complica sistema de impostos nos primeiros anos
“Estarrecedor”, afirma ONG anticorrupção sobre Gilmar Mendes em entrega de rodovia
Ação sobre documentos falsos dados a indígenas é engavetada e suspeitos invadem terras
Nova York e outros estados virando território canadense? Propostas de secessão expõem divisão nos EUA
Deixe sua opinião