A Ordem dos Advogados do Brasil, seção Paraná (OAB-PR), lançou o Comitê Cidadania e Voto Consciente nesta segunda-feira (4), em Curitiba. Vários segmentos da sociedade civil assinaram o manifesto que compõe o comitê. As intenções são orientar os eleitores sobre o voto e denunciar casos de corrupção eleitoral. As ações do comitê serão realizadas nos próximos 60 dias.
A primeira medida será a instalação de um núcleo do comitê na OAB em Curitiba. Durante essa semana os eleitores já poderão ser atendidos pessoalmente ou pelo telefone (41) 3253-9840 sobre assuntos relacionados a irregularidades das eleições de outubro. De acordo com a assessoria de imprensa da OAB, uma equipe de 66 advogados voluntários se revezará diariamente para analisar e encaminhar ao Ministério Público (MP) possíveis denúncias de casos de corrupção eleitoral.
Para o presidente da OAB-PR, Alberto de Paulo Machado, o comitê tem a dupla função de lutar pelo voto consciente e combater a corrupção eleitoral. "Votar é o ato cívico mais importante. O eleitor deve colher o máximo de informações sobre o seu candidato", disse Machado, por meio de nota.
De acordo com o procurador geral de Justiça, Olympio de Sá Sotto Maior Neto, o Ministério Público atuará de forma integrada com o comitê. "Denunciando os casos de compra de votos, estaremos contribuindo para acabar com esse vício que infelizmente ainda é a marca mais significativa do nosso processo eleitoral", afirmou ao site da OAB-PR.
Hugo Motta troca apoio por poder e cargos na corrida pela presidência da Câmara
Eduardo Bolsonaro diz que Trump fará STF ficar “menos confortável para perseguições”
MST reclama de lentidão de Lula por mais assentamentos. E, veja só, ministro dá razão
Inflação e queda do poder de compra custaram eleição dos democratas e também racham o PT
Deixe sua opinião