O presidente norte-americano, Barack Obama, argumentou em favor da compra pelo Brasil dos jatos americanos F18 em reunião bilateral ontem com a presidente Dilma Rousseff, segundo "The Wall Street Journal". Dilma levantou a questão, segundo Dan Restrepo, diretor sênior para Assuntos do Hemisfério ocidental.
"O presidente Obama ressaltou que o F-18 é o melhor avião em oferta", disse Restrepo. "O pacote de tecnologia é equivalente aos pacotes que são oferecidos a parceiros e aliados no mundo." Dilma não disse por qual jato seu governo se inclina, segundo Restrepo.
O governo brasileiro não tem uma data para anunciar a decisão sobre a compra de 36 caças de um dos três concorrentes estrangeiros, num contrato avaliado entre US$ 4 bilhões e US$ 7 bilhões. O Brasil estuda propostas da norte-americana Boeing, que fabrica o F/A18 Super Hornets, da francesa Dassault, produtora do Rafale, e da sueca Saab, que constrói o Gripen.
No mês passado, o ministro da Defesa, Nelson Jobim, disse que a presidente Dilma tomará a decisão sobre a aquisição dos caças para a Força Aérea Brasileira "no momento em que julgar oportuno".
- Visita de Obama ao Cristo Redentor é remarcada
- Obama deixa hotel e segue para a Cidade de Deus
- Em discurso, Obama promete facilitar vistos
- Obama chega a hotel no Rio e entra sem ser visto
- Obama é recebido no Rio pelo governador Sérgio Cabral
- Obama deve bater pênalti e dançar "funk do Obama" na Cidade de Deus
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura