O presidente do PFL de Curitiba, vereador Fábio Camargo, afirmou ontem que mais importante do que discutir nomes para a chapa do senador Osmar Dias (PDT), para a disputa pelo governo do estado, é consolidar a aliança dos partidos de oposição ao governo do estado. "Nosso objetivo deve ser o de vencer o PMDB em 2006", afirmou o vereador.
Objetivos 2 Camargo fez a afirmação em resposta à declaração do presidente estadual do PSDB, deputado Valdir Rossoni, que os tucanos poderiam indicar o candidato ao Senado e também o vice de Osmar Dias. "O PFL tem bons nomes para indicar, mas ainda é cedo para este tipo de discussão. É hora de deixar as vaidades de lado", analisou o pefelista.
Aftosa O aparecimento do foco de febre aftosa no Mato Grosso do Sul foi o tema do discurso do senador Osmar Dias (PDT) nesta semana. Para o senador, o problema deve servir de alerta para as autoridades brasileiras da necessidade de homogeneizar as políticas sanitárias no Mercosul. "O Paraguai acaba de proibir o trânsito de animais do Brasil, mas está na verdade trancando a porta de volta para o vírus. O cuidado com a sanidade com o Paraguai não existe", afirmou.
Menos lixo O ex-vereador Osmar Bertoldi (PFL) contestou a declaração da Secretaria do Meio Ambiente de Curitiba que seria necessário uma área muito grande para instalar na capital um sistema de compostagem de lixo. Bertoldi, que esteve durante todo este ano nos Estados Unidos estudando gestão de problemas das cidades, afirma que uma usina com capacidade de reciclar 200 toneladas por dia de lixo orgânico ocupa uma área de 10 mil metros quadrados.
Informações O deputado José Domingos Scarpellini (PSB) fez um pedido de informações ao governo estadual sobre a função e estrutura do Instituto de Pesos e Medidas (Ipem). "O Ipem vem multando e apreendendo mercadorias em todo o estado num gesto de intimidação aos pequenos comerciantes e praticando um verdadeiro terrorismo", afirma o deputado.
Sem pizza As declarações do presidente nacional da OAB, Roberto Busato, que não aceitará qualquer hipótese dos envolvidos no escândalo do mensalão e do caixa dois do PT saírem impunes conquistou apoio nos meios político e enpresarial. O deputado federal Max Rosenmann (PMDB) defende a cassação de todos os parlamentares envolvidos e o presidente da Associação Comercial do Paraná, Cláudio Slaviero, afirma que todas as entidades organizadas do país devem participar das ações promovidas pela OAB.
Meio-período Eles quase desistiram, mas depois, vendo que ficariam com a imagem arranhada no restante do estado, os prefeitos da Região dos Campos Gerais decidiram participar do protesto capitaneado pelos colegas paranaenses no dia 31. Mas, em reunião realizada ontem, na cidade de Reserva, acertaram que vão apenas fazer a metade do combinado. As prefeituras dos Campos Gerais funcionarão em meio período no dia da manifestação.
Protesto Duas medidas impopulares tomadas recentemente resultaram no primeiro protesto contra a administração do prefeito de Ponta Grossa, Pedro Wosgrau Filho. Ele anunciou o fechamento do hospital municipal para reformas e a intenção de parar de depositar o FGTS para os servidores. Cerca de 200 pessoas interromperam parte do tráfego na principal avenida da cidade para protestar. E se encontraram em frente à prefeitura com os funcionários.
Meio-ingresso Um projeto apresentado pelo deputado Nereu Moura (PMDB), na Assembléia Legislativa, garante meio-ingresso aos professores da rede estadual em casas de diversões, espetáculos, praças esportivas e similares. A matéria já recebeu o parecer favorável na Comissão de Constituição e Justiça e segue para análise na Comissão de Finanças da Assembléia Legislativa do Paraná.
Calçadas Os vereadores que compõem a Comissão de Urbanismo da Câmara reuniram-se ontem com representantes da prefeitura para definir um projeto para as calçadas da capital. Segundo o presidente da comissão, Felipe Braga Côrtes (PMDB), um convênio entre prefeitura e o governo do estado vai investir R$ 19 milhões no anel viário central e nos bairros será implantado uma programa de parceria entre prefeitura e moradores.
Pinga-fogo
* A Passeata pela Paz, amanhã sábado , encontrará na Rua XV de Novembro, na altura do Palácio Avenida, a exposição de fotos pelo Voto NÃO dos Conselhos de Segurança Água Verde, Seminário e Centro Rua XV.
* No local estarão militantes do voto Não, com camisetas, distribuição de adesivos e folhetos.
* Os deputados peemedebistas comemoram mais um aliado de bancada para engrossar a "Frente do Não".
* O deputado César Seleme, que ingressou no PMDB recentemente foi tenente do Exército por seis anos e o primeiro civil no Brasil a receber a medalha de Pacificador. Ele defende que o cidadão não pode ter seus direitos cerceados.
* Os deputados estaduais do PMDB não viajaram ontem para as bases eleitorais no interior do estado.
* Eles reuniram-se no casamento de Fernanda Bier, filha do deputado Ademir Bier na Igreja Santa Terezinha, em Curitiba.
* O vice-prefeito Luciano Ducci e o secretário municipal da Saúde, Michele Caputo Neto, estão entre as lideranças da área da saúde pública que participarão da mobilização nacional pela regulamentação da Emenda Constitucional 29/2000, em Brasília, na próxima quarta-feira.
* "A saúde pública brasileira precisa com urgência de uma lei que diga, claramente, o que pode e o que não pode ser aceito como despesa debitável do orçamento do setor", frisou Ducci.
Deixe sua opinião