O governador enviou ontem um ofício aos senadores que integram a Comissão de Assuntos Econômicos dizendo que pretende contribuir para tirar as dúvidas que surgiram nos últimos dias quanto à competência do Senado para emissão de Resolução que resolva o caso da multa.
Trancada O plenário da Câmara Federal deve votar a partir de terça-feira duas emendas do deputado Osmar Serraglio (PMDB) para tentar acabar com a multa aplicada ao governo do Paraná pela União devido aos títulos adquiridos para sanear o Banestado. Serraglio apresentou as emendas às Medidas Provisórias 376 e 378, que trancaram a pauta de votações da Câmara Federal neste fim de semana.
Emendas As emendas estabelecem a exclusão da penalidade imposta ao Paraná e a devolução dos valores retidos desde sua aplicação (novembro de 2004). Este valor seria atualizado monetariamente pela taxa Selic e devolvido ao estado sob a forma de forma de crédito para abatimento nas prestações a vencer dos financiamentos relativos aos contratos.
Mensalão O Movimento Mãos Limpas Pelo Brasil fará um ato no calçadão de Londrina, hoje. Na próxima semana, os 11 ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) irão decidir se abrem ou não ação contra as 40 pessoas denunciadas por atuar em organização criminosa que pagaria um "Mensalão" a deputados da base aliada do governo Lula em troca de apoio político ao governo.
Eleições O processo de restruturação do PSDB em Curitiba será iniciado amanhã com a eleição dos presidentes dos dez diretórios zonais da cidade. Disputam a eleição, os vereadores Paulo Frote, Nely Almeida, Serginho do Posto, Dona Lourdes, João Cláudio Derosso, Mário Celso Cunha e o secretário da administração José Richa Flho, entre outros. O partido também elege membros do Conselho de Ética e 220 delegados com direito de voto na convenção estadual.
TV AL O presidente da Assembléia Legislativa, deputado Nelson Justus (DEM), terá uma reunião com o ministro das Comunicações, Hélio Costa, para solicitar uma autorização para que a emissora de tevê do Legislativo possa ser transmitida em sinal aberto. Justus é o secretário-geral de um conselho que reúne todas as Assembléias Legislativas do Brasil. Ele e outros quatro colegas vão pleitear autorizações para transmissão em UHF.
Volta O deputado federal Max Rosenmann (PMDB) enviou ofício ao ministro da Previdência, Luiz Marinho, pedindo a revisão do decreto presidencial de 2005 que extinguiu a Superintendência Regional do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) do Paraná, subordinando a estrutura do INSS no Estado à Gerência Regional de Florianópolis, em Santa Catarina. Para Max, a mudança prejudicou o trabalho do INSS no estado.
Explicações O presidente do diretório municipal do PT, Adenival Gomes, disse ontem que a saída de Ezequias Rodrigues da chefia de gabinete de Beto Richa não livra o prefeito da obrigação de explicar por que nomeou a sogra de Ezequias em seu gabinete. Filiações O senador Osmar Dias (PDT) estará em Curitiba na segunda-feira para filiar lideranças comunitárias no partido. Ele vai coordenar a reunião do Diretório Municipal do PDT, na Sociedade Urca, no bairro Ahú.
* * * * *
"O Senado pode contribuir para resolver um impasse gerado entre a União e o estado do Paraná e sua contribuição em nada afetará a segurança jurídica relativamente aos contratos firmados"
Do governador Roberto Requião, defendendo que o Senado tem competência para votar a questão da multa imposta para o governo pela aquisição dos títulos do Banestado.
* * * * *
Pinga-Fogo
A comissão de Fiscalização da Assembléia pode investigar a compra de televisores pelo governo destinado a escolas, de acordo com o presidente da comissão, Artagão Júnior (PMDB)
*** Segundo o deputado, o tema pode fazer parte da pauta da próxima reunião da comissão na terça-feira
*** As denúncias de irregularidades na Ceasa também vão ser discutidas na reunião
*** A Boca Maldita será palco hoje da Banda Manda-Brasa, do PMDB de Curitiba
*** Doático Santos e sua turma estarão tocando o "pagode da sogra fantasma"
*** A notícia de que o governo de São Paulo colocará à disposição dos usuários do Hospital Brigadeiro, na capital paulista, um andar inteiro a ser construído, que atenderá apenas ao público masculino, recebeu elogios do deputado Mauro Moraes (PMDB)
*** O Centro de Referência do Homem servirá para exames necessários e de caráter preventivo
*** "O homem tem mais dificuldades para ir ao médico e fazer exames preventivos, muitas vezes por preconceito e machismo", disse Moraes.
Desaprovação de Lula e inelegibilidade de Bolsonaro abrem espaços e outros nomes despontam na direita
Moraes ameaça prender Cid em caso de omissão na delação: “última chance”
Como fica a anistia após a denúncia da PGR contra Bolsonaro; ouça o podcast
Moraes manda Rumble indicar representante legal no Brasil, sob risco de suspensão
Deixe sua opinião