Serviço
Acesse aqui o edital com a homologação das entidades inscritas para concorrer a vaga na comissão eleitoral de escolha do ouvidor de Curitiba.
- Presidente do Incra afasta servidores investigados em operação da PF
- PSB decide por independência e proíbe filiados de ocupar cargos no governo Dilma
- Comissão do Senado quer acesso a apuração dos EUA sobre Petrobras
- Aécio aponta em nota 'contradições' de Dilma
- MPF denuncia irmão de Tóffoli por uso indevido de verbas da União
A Câmara Municipal de Curitiba publicou nesta quinta-feira (27) o edital em que homologa as inscrições das entidades civis da capital que pretendem participar da eleição de ouvidor da cidade. São 86 instituições inscritas que disputarão, nesta sexta-feira (28), as três vagas destinadas à sociedade civil na comissão eleitoral para escolha do ocupante do cargo.
A definição ocorrerá a partir das 9 horas, na própria Câmara. Cada entidade votará em três candidatas, podendo votar em si própria. Serão eleitas as três instituições mais votadas. Entre as inscritas estão a Central Única dos Trabalhadores, a Associação Comercial, o Conselho de Arquitetura e Urbanismo, entre outras entidades representativas.
A comissão eleitoral para escolha do ouvidor também é composta por representantes do Legislativo e Executivo. O presidente da Câmara Paulo Salamuni (PV) indicou os vereadores Pier Petruzziello (PTB), Serginho do Posto (PSDB) e Cristiano Santos (PV). Representarão a prefeitura o secretário de Assuntos Metropolitanos, Valfrido Eduardo Prado, a secretária da Mulher, Roseli Isidoro e o procurador Joel Macedo Soares Pereira Neto.
Inscrição dos candidatos
A Câmara também definiu o prazo para inscrição dos interessados em se candidatar ao cargo de ouvidor: de segunda (1º) a quarta-feira (03) da próxima semana, na seção de protocolo do Legislativo. Entre os requisitos para o cargo estão o notório conhecimento de administração pública, bem como possuir idoneidade moral e reputação ilibada.
Encerradas as inscrições, Salamui deverá marcar nova data para que a comissão eleitoral avalie os candidatos, que poderão se pronunciar por até 10 minutos para provar que possuem os requisitos para o cargo. Após análise dos requisitos, será realizada uma votação aberta, em que cada membro da comissão irá votar em três candidatos, formando a lista tríplice.
Com a lista, a Mesa Diretora da Câmara marcará a data da eleição. Antes da votação, cada um dos três candidatos terá 20 minutos para defender sua eleição para o cargo. Na sequência, a sessão será aberta a perguntas por mais 20 minutos por concorrente. A votação será nominal e o eleito deve receber a maioria absoluta dos votos (ou seja, pelo menos 20 votos).
Auditoria no Fies e Prouni expõe inadimplência de 51% e saldo devedor de R$ 109 bilhões
Pacheco deixou engatilhado novo Código Civil um dia antes de fechar mandato
“Guerra” entre Mais Médicos e Médicos pelo Brasil prejudica quase 4 mil profissionais de áreas vulneráveis
Barroso defende despesa do Judiciário e OAB se queixa de restrição a sustentações orais
Deixe sua opinião