O mau tempo do final de agosto fez com que oito cidades decretassem situação de emergência no Rio Grande do Sul. Desde a última sexta, as prefeituras de Barra do Quaraí, Santa Cecília do Sul, Tapera, Jacuizinho, Água Santa, Doutor Maurício Cardoso, Bagé e Muitos Capões solicitaram ajuda ao governo do estado. Todas foram atingidas por vendaval ou queda de granizo.
A Defesa Civil vistoriou duas cidades: Barra do Quaraí e Santa Cecília do Sul. Mais 11 municípios sofreram estragos, totalizando 851.254 pessoas afetadas pelos prejuízos, como queda de luz, casas destelhadas e alagamentos.
No final da noite de terça-feira, a Rio Grande Energia (RGE) e a Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE) restabeleceram o fornecimento de energia elétrica na Serra e no Planalto. Pelo menos 46 mil clientes estavam sem luz.
A cidade mais afetada foi a de Muitos Capões. Cerca de 80 famílias estão desalojadas e os trabalhos de recuperação estão concentrados na limpeza das ruas e retirada de árvores e postes de luz que obstruem as ruas. O município foi atingido por um tornado, com ventos de 110 km/h.
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Painéis solares no telhado: distribuidoras recusam conexão de 25% dos novos sistemas