Oito presidiários que tiveram autorização para deixar a cadeia no Dia dos Pais foram detidos menos de 24 horas após a permissão da Justiça. Eles cometeram crimes nas ruas e já voltaram para os presídios. Um preso foi morto durante a saída temporária.

CARREGANDO :)

Este ano, 13.085 presos estarão nas ruas no fim de semana para passar o Dia dos Pais em casa. São quase 2 mil a mais do que os que obtiveram a saída temporária na mesma data no ano passado. Por causa dos últimos atentados cometidos pelo crime organizado no estado de São Paulo, iniciado por uma facção criminosa na saída temporária do Dia das Mães, em maio, o Ministério Público Estadual se manifestou contrário à concessão do benefício, mas a Justiça autorizou.

Em 2005, deixaram as penitenciárias nesta época do ano 11.087 detentos. A Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) atribui o crescimento ao aumento da população carcerária, formada atualmente por 147.342 encarcerados. Até a sexta-feira, 12.912 detentos já tinham deixado as penitenciárias do estado.

Publicidade

Neste sábado, saem os últimos 173 beneficiados. A saída temporária, popularmente conhecida como indulto, é um benefício previsto na lei, concedido aos presos do regime semi-aberto que apresentam bom comportamento.

José Carlos de Novaes, de 49 anos, foi preso na manhã de sexta enquanto dirigia um automóvel Marea com placa de Birigui, no interior, com chassis e placas adulteradas na BR-22, região de Três Lagoas (MS). Ele foi preso após ter sido parado em uma blitz da Polícia Rodoviária Federal. Novaes cumpria pena em regime semi-aberto no Centro de Ressocialização de Araçatuba, também no interior.

Na capital, Carlos Silva, cujo pai morreu, não tem filhos e ganhou a liberdade temporária para passar a data com a família, foi preso na sexta suspeito de ter roubado uma loja de roupas infantis na zona oeste. Ele cumpre pena no presídio de Valparaíso, no interior.

Charlie Aparecido Demésio Galvão, interno do Instituto Penal Agrícola de Bauru, foi preso na Rodovia Comandante João Ribeiro de Barros, no quilômetro 343. Com ele foram encontrados documentos de três vítimas de assaltos e duas folhas de cheque roubadas.

Outro detento que voltou mais cedo para a cadeia foi Hallex Roberto de Campos. Ele estava em um clube de Bauru, depois das 22h30m quando o horário permitido a indultados ficarem nas ruas é até as 22h.

Publicidade

Dois indultados foram presos em flagrante na quinta-feira à noite pela polícia em Jundiaí. André Luís Grasilli, de 32 anos, e Douglas Fazbian Szabo Alves, de 30 anos, foram detidos por suspeita de tentar furtar um veículo. O dono do carro reconheceu os assaltantes.

Liberado na sexta, Joel Rodrigues de Vasconcelos, que cumpre pena em Franco da Rocha, na Grande São Paulo, foi preso por policiais militares na zona norte da capital. Ele estava com uma moto que havia sido roubada e transitava com placas clonadas.

Em liberdade temporária para passar o Dia dos Pais em casa, Paulo da Silva Santos, de 29 anos, levou três tiros nas costas e um no braço enquanto conversava com um amigo em frente à casa onde morava, em Leme, no interior, na quinta-feira à noite.

O colega de Santos levou um tiro de raspão na cabeça, foi socorrido no pronto-socorro da cidade e passa bem. Testemunhas do crime contaram na polícia que um homem passou em uma moto atirando na direção da casa do presidiário.

Publicidade