De acordo com levantamento da Gazeta do Povo e do Estado de S. Paulo, a oposição na Câmara atingiu a maioria dos votos necessários para encaminhar o processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff para o Senado.
PLACAR: Veja como devem votar os parlamentares no domingo
Até o momento, 342 deputados federais afirmaram que votarão pelo impedimento no próximo domingo (17), exatamente o número necessário. Do outro lado, 127 parlamentares votarão contra – 28 não quiseram responder e 16 estão indecisos.
Dos 30 deputados paranaenses, 23 votarão a favor do impeachment, enquanto seis anunciarão voto contrário – João Arruda (PMDB) não quis responder ao levantamento.
O início da votação no plenário está previsto para as 15 horas. Cada deputado será chamado pelo nome pelo presidente da Câmara, Eduardo Cunha, e terá dez segundos para declarar o sim, não ou abstenção.
Por determinação do STF, a ordem de votação seguirá o plano de Cunha, por estado, seguindo a ordem Norte-Sul, alternada por estados. Dentro de cada estado, os parlamentares serão chamados em ordem alfabética.
Caso seja confirmado o encaminhamento do processo contra Dilma Rousseff, a Câmara tem o prazo de duas sessões para comunicar a decisão ao Senado. Nesta Casa, os senadores votarão a cassação em dois turnos.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Em rota contra Musk, Lula amplia laços com a China e fecha acordo com concorrente da Starlink