Ideli: às vezes, o Congresso chantageia o governo| Foto: Antônio Cruz/ABr

O deputado Carlos Sampaio, líder do PSDB na Câmara Federal, anunciou ontem que vai protocolar um pedido nas comissões de Segurança Pública e de Constituição e Justiça da Casa para que a ministra das Relações Institucionais, Ideli Salvatti, explique sua declaração de que o Congresso às vezes faz "chantagem". "Vou te dizer que essa possibilidade [de chantagem] existe e de vez em quando acontece", afirmou a ministra em entrevista ao jornal O Estado de S.Paulo publicada no último sábado.

CARREGANDO :)

Para o líder do PSDB, a declaração da ministra permite a leitura de que o governo de coalizão da presidente Dilma Rousseff foi "formado sobre práticas arcaicas e condenadas pelo país". Sampaio ressaltou que a ministra deve esclarecer de onde parte a chantagem.

"A ministra deve à sociedade uma melhor explicação sobre o que disse: se há chantagem, ela precisa dizer por parte de quem, do Congresso ou da base do governo, em que momento ocorreu, e como o governo reagiu, se atendeu ou não. Ela fez uma acusação grave e cabe a ela detalhar as circunstâncias", disse o deputado. O deputado também quer saber se os R$ 2 bilhões em emendas parlamentares que a ministra afirmou que irá liberar têm relação com a chantagem.

Publicidade