Parlamentares da CPI da Petrobras querem convocar o ex-ministro-chefe da Casa Civil Antonio Palocci após a revelação de que ele teria recebido R$ 12 milhões de empresas em 2010. A deputada Eliziane Gama (PPS-MA) informou que vai propor ao colegiado a convocação imediata do ex-ministro. Eliziane quer também acesso aos sigilos de Palocci e de sua empresa de consultoria, a Projeto. A deputada já apresentou proposta para ouvir o petista, mas o requerimento ainda não entrou na pauta de votações da comissão.
Outro foco da oposição é o ex-ministro-chefe da Casa Civil José Dirceu. Já foram apresentados pedidos de convocação de Dirceu, além da quebra dos sigilos fiscal, telefônico e bancário do petista e de sua empresa a JD Consultoria. Os oposicionistas acreditam que foram montadas consultorias de fachada a empreiteiras envolvidas no esquema de desvio de dinheiro na Petrobras.
“Percebe-se, com o avançar das investigações do ‘Petrolão’, que a engenharia usada por estes ex-ministros é muito parecida: montam-se consultorias para fechar contratos com grandes empresas, o pagamento é feito pelos empresários e o produto que se entrega são benesses do governo [licitações milionárias, parcerias em obras federais e empréstimos oficiais]. E, lógico, isso não seria intermediado se estes consultores não tivessem trânsito livre no Planalto”, disse a deputada em nota.
Esquerda tenta mudar regra eleitoral para impedir maioria conservadora no Senado após 2026
Falas de ministros do STF revelam pouco caso com princípios democráticos
Sob pressão do mercado e enfraquecido no governo, Haddad atravessa seu pior momento
Síria: o que esperar depois da queda da ditadura de Assad
Deixe sua opinião