Gravações inéditas de conversas dos presidentes dos EUA John Kennedy (1961-1963) e Lyndon Johnson (1963-1969) com o embaixador no Brasil Lincoln Gordon sobre o presidente João Goulart e o golpe de 64 que hoje faz 47 anos destacam-se na série "O Dia que durou 21 anos", que a TV Brasil exibe nos dia 4, 5 e 6 de abril. Obtidos nas bibliotecas norte-americanas dedicadas aos dois mandatários da Casa Branca nos anos 60, os registros, feitos oficialmente desde 1961, mostram indícios de que a participação dos EUA na movimentação militar foi maior do que se supunha. O diretor da série, Camilo Tavares, da produtora Pequi Filmes, explica que o trabalho é uma versão "pequena e resumida" do documentário ainda em montagem e que deverá estar nos cinemas em dois meses.
* * *
Para pensar...
"Não tenho ponteiro nenhum para acertar com ela. As polêmicas vocês que criaram."Lula, a jornalistas, sobre seu relacionamento com a sucessora.
* * *
Ainda não
A nomeação do ex-senador Osmar Dias (PDT) para a vice-presidência de agronegócios do Banco do Brasil está certa, mas só será oficializada após a presidente Dilma Rousseff e a equipe econômica do governo definirem os últimos ajustes na direção da Caixa Econômica Federal. A informação é de uma fonte do primeiro escalão federal, com quem Osmar conversou nos últimos dias. A mesma fonte diz que o cargo já havia sido oferecido para o paranaense no começo do ano, mas ele recusou. E revela que, enquanto Osmar está garantido, o ex-governador Orlando Pessuti (PMDB) ainda permanece no limbo.
Reivindicações
Representantes do Sindicato dos Trabalhadores da Saúde Pública do Paraná (SindSaúde) estiveram ontem na Assembleia. Cobraram da base governista a adoção das reivindicações feitas pelo servidores estaduais desde o início do ano. Entre as exigências, os trabalhadores pedem a volta das 30 horas semanais de trabalho aos profissionais da saúde. O líder do governo, Ademar Traiano (PSDB), se disse disposto a dialogar com os servidores, mas com a devida cautela por se tratar de um assunto que mexe na folha de pagamento do estado.
Serra candidato?
Um dia após o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), ter declarado que o ex-governador José Serra é "o melhor nome" para disputar a prefeitura de São Paulo pelo PSDB, o vice-governador Guilherme Afif Domingos, que caminha rumo ao PSD ao lado do atual prefeito Gilberto Kassab, endossou a posição do tucano. Disse que Serra é o "nome natural" para a candidatura. Serra, porém, resiste: quer mesmo é ser candidato a presidente de novo em 2014.
* * *
Licença médica
O deputado Osmar Bertoldi (DEM, foto) pediu ontem licença da Assembleia Legislativa do Paraná pelos próximos quatro meses. O afastamento, segundo o parlamentar, se deve a problemas de saúde. Nos bastidores, porém, comenta-se que a licença tem relação com o recente rompimento político entre ele e o governador Beto Richa (PSDB). Uma forma de demonstrar essa insatisfação com o tucano seria cedendo a vaga de deputado ao suplente Bernardo Carli (PSB). Bernardo é irmão do ex-deputado Fernando Ribas Carli Filho, que se envolveu em um acidente de carro que causou a morte de dois jovens há dois anos, em Curitiba.
* * *
Pinga-fogo
"Fico imaginando o encontro de Alencar com o criador. O criador dizendo para ele: Oi Zé, achei que você não vinha!"Aécio Neves, senador (PSDB-MG, foto).
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
Quem são os indiciados pela Polícia Federal por tentativa de golpe de Estado
Bolsonaro indiciado, a Operação Contragolpe e o debate da anistia; ouça o podcast
Seis problemas jurídicos da operação “Contragolpe”
Deixe sua opinião