• Carregando...

Número

44% dos partidos políticos do país com registro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) foram citados nas investigações dos esquemas de mensalão. De acordo com levantamento da ONG Contas Abertas, o episódio mais recente, envolvendo o DEM do Distrito Federal, elevou para 12 o número de siglas que teriam usado da mesma estratégia. Também estão na lista o PT, PSDB, PMDB, PPS, PTB, PR, PSB, PTC, PRP, PSC e PP.

A Mesa Diretora do Senado confirmou o nome dos integrantes da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPI mista), que investigará irregularidades em convênios e contratos firmados entre a União e entidades vinculadas ao MST. Com a indicação dos nomes pelas lideranças partidárias – o que vinha sendo protelado pela base aliada, como forma de esfriar a iniciativa – a CPI deve ser instalada na próxima quarta-feira. Entre os indicados estão quatro paranaenses – os deputados Abelardo Lupion (DEM), Nelson Meurer (PP) e Dr. Rosinha (PT) e o senador Alvaro Dias (PSDB). O andamento dos trabalhos da comissão deve ser tenso. Dos 30 integrantes, 12 são ligados à bancada ruralista, "inimiga" declarada dos sem-terra. Do Paraná, apenas Dr. Rosinha não faz parte do grupo ruralista.

* * * * * * *

Redução imediata

A Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara dos Deputados aprovou a aplicação de multa de R$ 100 mil a R$ 5 milhões para as empresas que demorarem a repassar as reduções de preços dos combustíveis para o consumidor. Os postos também podem ser interditados e perder a licença de funcionamento. Mas, para entrar em vigor, o texto precisa ainda passar pelo crivo das comissões de Minas e Energia e de Constituição e Justiça. Caso não sejam feitas alterações, a lei nem passa pelo plenário da Casa.

Falta tempo

O parecer às contas de 2006 e 2008 do governador do Paraná, Roberto Requião (PMDB) não foi votado na reunião da semana passada pela Comissão de Tomada de Contas da Assembleia porque a maioria dos integrantes não apareceu. Mas, mesmo que houvesse quórum, nada seria votado. O relator, Edson Strapasson (PMDB), disse que não teve tempo de elaborar o parecer porque o material é muito "volumoso e complexo".

Campanha

Strapasson realmente mostra estar ocupado, viajando para sua base eleitoral. O próprio deputado divulgou no site da Assembleia que esteve em Cândido de Abreu, Rio Branco do Ivaí, Laranjeiras do Sul, Pinhão e Palmeira "conversando com a população".

* * * * * *

Palhaços na Câmara

Parece piada pronta, mas o assunto é sério. Na próxima quinta-feira, ocorre em Brasília o 1.º Seminário dos Palhaços Brasileiros. O encontro é uma iniciativa de um grupo suprapartidário de deputados e será realizado nas dependências da Câmara. Entre os temas que serão debatidos estão a regulamentação da profissão, a banalização da imagem do palhaço pela mídia e a instituição de um dia nacional de homenagem a essa categoria profissional.

* * * * * *

Pinga-fogo

"Aqui, ninguém é melhor do que ninguém. Todos precisamos uns dos outros."

Observação feita pelo presidente da Assembleia Legislativa, Nelson Justus (DEM), ao empossar o novo deputado estadual Wilson Quinteiro (PSB), na sexta-feira. Segundo Justus, todos os deputados têm o mesmo tratamento na Casa, independentemente da votação feita por cada um. Quinteiro assumiu no lugar de Mário Roque (PMDB), que perdeu a vaga por infidelidade partidária.

Colaboraram Rosana Félix e Kátia Chagas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]