A Coligação Paraná da Verdade, do candidato ao governo Osmar Dias (PDT), entrou ontem no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) com um pedido de cassação da candidatura do governador Roberto Requião (PMDB) à reeleição. O motivo da representação é que o governador estaria utilizando a máquina pública na distribuição de material a professores da rede estadual de ensino, exaltando as ações governamentais e tecendo críticas à gestão anterior.

CARREGANDO :)

O documento ao qual se refere a coligação é assinado pela superintendente da Secretaria de Estado da Educação, Yvelise Freitas de Souza Arco-Verde. Em entrevista à Gazeta do Povo, na semana passada, a autora disse que se trata de uma análise histórica, em um texto "teórico e fundamentado". Ela negou qualquer conotação eleitoral.

Na representação contra Requião, a coligação de Osmar Dias alega que se trata "claramente de publicidade institucional vedada neste período, com propaganda do governo pedindo apoio para continuar governador, sendo essa publicidade camuflada de instrução".

Publicidade

Segundo o texto do partido de oposição ao governador, ao fim do material de responsabilidade de Yvelise há pedido de apoio para que as mudanças implantadas nesta administração continuem a ser realizadas. No pedido de cassação, o grupo de Osmar Dias lembra que Roberto Requião é reincidente, pois já foi condenado em três ocasiões pelo uso de propaganda institucional irregular.

O governo também estaria usando a máquina pública para angariar professores para um encontro hoje sobre a reeleição. Servidores da rede estadual, que preferiram não se identificar, disseram ontem que se sentiram constrangidos com telefonemas de documentadores escolares querendo saber se eles preencheram uma lista, deixada nas escolas estaduais, com nomes de professores que queriam participar de almoço com o governador, hoje de manhã em Curitiba.

Segundo uma professora que trabalha na região metropolitana, foi distribuído nas escolas um convite para o evento, com a foto de Requião e o nome da coligação Paraná Forte. Junto a esse material estava anexada a lista de confirmação a ser preenchida pelos educadores.

O site de campanha de Requião confirma o encontro com profissionais de educação de Curitiba e região para as 10 horas de hoje. Segundo a página na internet, a proposta de emenda à Constituição que aumenta os recursos destinados à educação para 30% será um dos temas da reunião.

A reportagem entrou em contato o secretário da Educação, Maurício Requião, por meio de um assessor, mas ele – que é irmão do governador – se negou a atender o telefonema. Pedro Franco, assessor de imprensa da pasta, também foi contactado e disse que a secretaria não responderia a assuntos sobre campanha eleitoral. (CCL)

Publicidade