| Foto: Valter Campanato/ABr

A Justiça de Brasília recebeu denúncia do Ministério Público contra o ex-governador do Distrito Federal Joaquim Roriz (PSC, foto), desta vez por violação da lei de responsabilidade fiscal (LRF), fraude contábil e crimes fiscais na área de saúde no final do seu mandato, em 2002. Candidato à reeleição, Roriz teria passado por cima das normas para efetuar gastos ilegais muitas vezes mediante emissão de vales e declarações improvisadas. "A balbúrdia contábil lembra a forma adotada nos tempos em que as transações comerciais eram feitas na base da confiança entre pequenos comerciantes e moradores das cidadezinhas do interior", afirma a denúncia. O dano ao erário público foi estimado em R$ 12 milhões. No fim do ano passado, o governo do Distrito Federal ruiu depois das denúncias do suposto esquema de pagamento de propinas, o qual envolveria o então governador José Roberto Arruda.

CARREGANDO :)

Conversa afiada

Depois de muita polêmica, a vereadora Julieta Reis (DEM) retirou de votação, na semana que passou, o projeto de lei que regulamentava a criação de animais domésticos em Curitiba. A proposta recebeu críticas de ONGs e entidades ligadas aos direitos dos animais.

Publicidade

A senhora já havia enfrentado uma resistência popular tão forte como neste projeto? Não. Nenhuma vez. Nesse projeto nós tentamos regulamentar áreas de conflito. A regulamentação evita ações judiciais, qua vão acabar nas mesas de juízes e levar dez anos para serem resolvidas. Mas este projeto foi interpretado de maneira equivocada. Em nenhum momento se estabelece limites, a gente estabelece parâmetros. E esses parâmetros, do ponto de vista da coerência, tem toda a lógica. O projeto era sobre alojamento, bem-estar dos animais. Mas é aquele história: mais vale a versão do que a verdade. O projeto agora está arquivado.

Por que a decisão de arquivar a proposta?Eu retirei da pauta para fazer um levantamento de todos os outros projetos [relacionados ao tema], como o de posse responsável. Vamos tentar de alguma forma levantar outros projetos para ver como é que vamos apresentar. Queremos fazer um debate público. O projeto voltará com uma outra "roupagem"?Sim. Vamos fazer um substituto geral e colocar a público para discutir. Vamos fazer outro projeto, de preferência mais abrangente.

Esquerda

PSol, PCB e PSTU se reúnem na próxima terça-feira para começar as articulações para as eleições de outubro. O PSol tentará viabilizar no encontro a candidatura do presidente estadual do partido, Luiz Felipe Bergmann, ao governo do Paraná. A legenda também tem dois pré-candidatos ao Senado: Luiz Piva e Valmor Venturini.

Única 1

Publicidade

A senadora Marina Silva (AC), pré-candidata pelo PV à Presidência, foi a única presidenciável a se manifestar sobre o veto do PSB à intenção do deputado Ciro Gomes (CE) de concorrer ao Palácio do Planalto. Em seu blog, Marina atacou duramente a decisão do partido, que deve ser oficializada na terça-feira.

Único 2

A pré-candidata do PV classificou a decisão de "retrocesso democrático" e afirmou que o ex-colega de ministério foi vítima de ação "perversa" dos próprios aliados. O ataque de Marina contrastou com o silêncio de Serra e Dilma. O tucano se recusou a comentar a retirada da candidatura de Ciro, e a petista evitou o assunto.

Helicópteros

Os três primeiros helicópteros MI-35 que o Brasil comprou da Rússia já foram incorporados à frota da Força Aérea Brasileira (FAB). Outras nove unidades devem ser entregues até o final de 2011. Segundo o jornal russo Pravda, a importação das aeronaves quebra uma série de "tabus". Trata-se dos primeiros equipamentos bélicos comprados da Rússia pelo Brasil, e também os primeiros helicópteros da FAB desenhados especificamente para situações de combate.

Publicidade

Pinga-fogo

"A coligação do PT-PMDB é tráfico de minutos de televisão nas barbas do TSE."

Do deputado Ciro Gomes (PSB-CE), em entrevista ao programa "SBT Brasil", do SBT, criticando a aliança fechada entre PT e PMDB.