• Carregando...
 | José Cruz/ ABr
| Foto: José Cruz/ ABr
 |

Pinga-fogo

José Cruz/ ABr

"Isso não quer dizer que seja contra a candidatura de [José] Serra. Se ele quiser ser candidato é muito bom para o Brasil e para São Paulo. Mas o partido não pode ser prisioneiro de duas ou três candidaturas sempre."

Sérgio Guerra, presidente nacional do PSDB, defendendo a renovação do partido

Um dia depois de o presidente da Câmara Federal, Marco Maia (PT-RS, foto), expressar surpresa por ser o segundo torneiro- mecânico a assumir a Presidência da República, o ex-presidente Lula também falou a respeito do assunto ontem. Lula, assim como Maia, já foi torneiro-mecânico e começou a militância política no sindicato dos metalúrgicos. "Quem imaginaria que dois metalúrgicos assumiriam a Presidência da República num espaço tão curto de tempo? Os torneiros-mecânicos estão em alta no Brasil", disse Lula por telefone a Marco Maia. "É uma sensação muito parecida com a que senti quando vi você subindo a rampa do Palácio do Planalto em 2003", falou Maia a Lula no mesmo telefonema. O presidente da Câmara assumiu a Presidência interinamente na quinta-feira e ficará no poder até hoje, quando a presidente Dilma Rousseff e o vice Michel Temer voltam do exterior.

PSB criando asas

Aliado de primeira hora que cresce no cenário político e se viabiliza como alternativa para a sucessão de Dilma Rousseff em 2014, o presidente do PSB e governador de Pernambuco, Eduardo Campos (foto), foi reconduzido à direção do partido. Ele rodará o país como cabo eleitoral dos 1.500 candidatos cabeça de chapa da legenda, mas diz que nem o PT nem a presidente precisam se sentir enciumados ou ameaçados com o crescimento de um parceiro correto. No entanto, ele admite uma proximidade muito grande com o PSD e com o tucano Aécio Neves (MG).

Para pensar...

"Fiquei surpreso em ver como os deputados foram aplaudidos ao ser anunciado que eles abririam mão da palavra, mas não farei o mesmo."

Mendes Ribeiro, ministro da Agricultura, no Encontro Estadual de Cooperativistas Paranaenses, que tinha 45 pessoas na bancada de autoridades e reuniu 1,8 mil cooperados no Teatro Positivo, em Curitiba.

Para inglês ler

O site da revista britânica The Economist publicou ontem um artigo sobre o novo Código Florestal brasileiro. Segundo a publicação, o projeto substitutivo, que ainda será votado no Senado, é submisso ao lobby agrícola. Para a revista, "o atual projeto permite que os agricultores se esquivem de multas por extração ilegal de madeira e adiem a sua obrigação de replantar simplesmente declarando que suas violações foram cometidas antes de julho de 2008 e incluindo-os em um programa de recuperação ambiental vago e sem obrigações".

Sindicalismo tucano

Com apenas 400 dos 330 mil sindicalistas brasileiros filiados ao partido, o PSDB quer chegar a março com 5 mil filiados e estar apto, em 2014, a lançar candidatos sindicalistas a deputado federal e estadual nas 27 unidades federativas. Os líderes sindicalistas tucanos defendem que sem a participação do trabalhador na base o PSDB não ganha eleição presidencial.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]