O prefeito do Rio, Eduardo Paes, juntamente com alguns secretários, se reuniu na manhã deste sábado (28), no Palácio da Cidade, em Botafogo, na Zona Sul do Rio, com o ex-prefeito de Bogotá, Antanas Mockus. O encontro fez parte de um workshop organizado pela ONG Rio Como Vamos e foi realizado com o objetivo discutir possíveis soluções para problemas de desordem urbana e violência.
Durante a reunião, Mockus apresentou o trabalho realizado na capital colombiana no combate aos altos índices de mortes no trânsito e de homicídios, entre outros problemas. O ex-prefeito também explicou os princípios sociais e filosóficos da chamada Cultura Cidadã, baseado em três sistemas de regulação: legal, moral e cultural.
Para Eduardo Paes, a troca de conhecimentos com Mockus foi válida. "É uma satisfação estarmos aqui para conhecer os procedimentos que ajudaram Bogotá e discutir como algumas dessa experiências podem ser transferidas para o Rio", afirmou Paes, lembrando que durante a semana fez uma provocação parecida com as de Mockus em Bogotá, quando chamou quem joga lixo na rua de "porco".
"Com isso, iniciamos um debate importante com a sociedade civil. O carioca é muito passivo diante de certos problemas. A limpeza é um dos poucos serviços que a prefeitura presta com grande qualidade, por isso eu posso cobrar uma melhor atitude da população", concluiu Paes.
Deixe sua opinião