Uma falha mecânica pode ter sido a causa da queda do helicóptero prefixo PTY-HA no domingo, que deixou seis feridos. O pai do piloto Guilherme Souza Queiroz Ferraz disse à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) que os pedais de controle do rotor traseiro perderam potência durante o pouso no heliponto do prédio World Trade Center (WTC) Hotel. Os pedais servem para estabilizar e direcionar à aeronave. Ferraz ainda não foi ouvido. Ele está internado no hospital Sírio-Libanês e deve ser submetido a uma cirurgia na coluna.

CARREGANDO :)

O motivo da queda está sendo investigado pela Anac. Uma testemunha disse nesta segunda que a porta esquerda da aeronave abriu em pleno vôo, o que pode ter desestabilizado o aparelho. Outra hipótese é que uma rajada de vento tenha prejudicado o vôo. O helicóptero, modelo Bell Ranger, levava cinco turistas, que vinham do Autódromo de Interlagos, entre eles um adolescente de 13 anos e três sul-africanos.

Rogério Fanin, responsável pela investigação da Anac, afirmou que é cedo para dizer o que pode ter causado a falta de pressão nos pedais ou se isso contribuiu para a queda do helicóptero. Ele deve solicitar diversas peças do helicóptero, entre elas o motor e o rotor de cauda, para análises mais detalhadas. Um relatório do órgão deve estar pronto em até 30 dias.

Publicidade

- Pode ter sido um vento forte, algum problema na própria aeronave, não dá para dizer nada ainda - afirmou.

O helicóptero bateu na parede de um prédio e caiu num canteiro de obras, entre a Rua Flórida e a Marginal Pinheiros.

A Anac declarou que tanto o piloto da aeronave quanto o helicóptero estavam com a documentação em dia. O Bell Ranger também não tinha histórico de problemas. Fanin e outro agente da Anac estiveram no local da queda fotografando o helicóptero e fazendo a análise dos destroços. Além deles, estiveram no local um representante da empresa Bell, construtora da aeronave, e um funcionário da Rolls-Royce, que projetou o motor do helicóptero.

Durante a tarde um caminhão retirou os destroços do helicóptero do local e levou para o hangar do proprietário, possivelmente, no Campo de Marte, na zona norte. A Polícia Civil abriu inquérito para apurar a responsabilidade pelo acidente.

Leia mais: O Globo Online

Publicidade