O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta quarta-feira (10) que o Brasil vai cumprir a meta de reduzir o desmatamento na Amazônia em 20%. Em visita a Salvador, Lula afirmou também que vai recuperar os centros históricos da cidade. Segundo ele, acabou a política do "desleixo" e "irresponsabilidade". O presidente participou nesta tarde da assinatura do decreto de criação de unidades de conservação e parques nacionais e assinatura de contratos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Cidades Históricas.
"O país do desleixo acabou, o país da irresponsabilidade acabou. Vamos recuperar centros históricos, mas vamos fazer isso sem tirar os pobres de lá. A gente não quer respeitar a aparência, quer respeitar a dignidade do povo pobre que mora no Pelourinho", afirmou Lula. O presidente afirmou ainda que a criação, a partir desta quarta, de novas zonas de preservação ambiental no Nordeste provam que o Brasil vai cumprir os compromissos internacionais que assumiu durante o governo.
"Outra questão é a zona de preservação que assinamos aqui. O Brasil se comprometeu na Dinamarca, no ano passado, em reduzir o desmatamento na Amazônia em até 80%. E assumimos o compromisso de reduzir os gases do efeito estufa em 39% até 2020. Então, quando demarcamos mais uma área de preservação, estamos dizendo que vamos cumprir as metas", disse.
Durante o discurso do presidente, uma pessoa da plateia pediu melhorias em Salvador na área da saúde pública. Lula se comprometeu a analisar a reivindicação e dar uma resposta em dez dias.
Fim de mandato
O presidente voltou a dizer que vai continuar na política depois do término do mandato, a partir de janeiro de 2011.
"Tenho consciência do que nós fizemos e do que falta fazer neste país. O que eu queria que vocês entendessem é que mesmo deixando a a Presidência, eu não vou me aposentar da política, vou continuar na política", disse.
Lula tenta se aproximar do favorito à presidência da Câmara, mas Hugo Motta quer independência
Maduro fala em usar tropas do Brasil para “libertar” Porto Rico; assista ao Sem Rodeios
Guinada da Meta pode forçar desvio de rota de STF e Lula quanto à censura nas redes
Claudia Leitte e o nome de Jesus: um caso de perseguição religiosa
Deixe sua opinião