O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reúne neste domingo com os líderes de outros cinco países em desenvolvimento. O encontro é para fechar uma posição conjunta a ser apresentada na reunião que o grupo terá na segunda-feira com os presidentes e chefes de Estado dos países que formam o G8 (Sete paises mais ricos do mundo mais a Rússia).
Diplomatas brasileiros confirmaram neste sábado, em São Petersburgo, que o impasse nas negociações da chamada Rodada de Doha da Organização Mundial do Comércio (OMC) será o principal tema da reunião de domingo. Para o Brasil, segundo os diplomatas, o simples fato de os líderes dos países do G8 aceitarem discutir o assunto já é uma mudança de status na discussão. O presidente Lula sempre defendeu que os presidentes e chefes de Estado dos países ricos deveriam assumir a discussão para ver se o impasse sobre barreiras agrícolas, por exemplo, seja superado.
Além do Brasil, foram convidados para participar da reunião de cúpula do G8 os líderes da África do Sul, China, Congo, México e Índia. Segundo os diplomatas brasileiros, um documento deverá sair deste encontro de domingo para ser remetido ao G8 em caráter reservado.
Além da OMC, o principal assunto a ser tratado por Lula, nesta viagem, será a produção brasileira de etanol e biocombustíveis. O tema energético foi incluído na agenda oficial do G8 por iniciativa do presidente da Rússia, Vladimir Putin.
O presidente Lula já chegou a São Petersburgo (18h pelo horário local e 11h30m, horário de Brasília), mas não deu entrevistas nem teve compromissos neste sábado.
PT apresenta novo “PL da Censura” para regular redes após crescimento da direita nas urnas
Janjapalooza terá apoio de estatais e “cachês simbólicos” devem somar R$ 900 mil
Não há inflação baixa sem controle de gastos: Banco Central repete alerta a Lula
De 6×1 a 4×3: PEC da redução de jornada é populista e pode ser “armadilha” para o emprego
Deixe sua opinião