A pane do sistema de comunicação dos radares do centro de controle de tráfego aéreo de Manaus (AM), o Cindacta-4, durante a madrugada deste sábado (21), causa atraso nos vôos nesta manhã em aeroportos do país. Para piorar, o Aeroporto Salgado Filho, de Porto Alegre (RS), foi atingido por uma neblina e fechou para pousos às 6h39.
No Aeroporto Internacional de São Paulo, em Cumbica, Guarulhos (na Região Metropolitana), das 127 partidas estavam programadas entre a 0h e as 11h deste sábado, três foram canceladas e 48 tiveram atraso de mais de uma hora.
Também há pelo menos 11 chegadas atrasadas, segundo o site da Infraero, a estatal que administra os aeroportos. Entre os vôos atrasados estão uma decolagem para Bogotá (Colômbia) e quatro chegadas de Dallas e Nova York (ambas nos Estados Unidos).
O Aeroporto de Congonhas, na Zona Sul de São Paulo, opera normalmente. Das 75 partidas programadas até as 11h, 17 foram canceladas e 11 tiveram atrasos de mais de uma hora.
No Aeroporto Salgado Filho, na Capital gaúcha, pelo menos seis vôos atrasaram, de acordo com informações do site da Infraero. O aeroporto foi fechado para pousos às 6h39, devido à neblina. Para decolagens, a pista foi aberta somente às 10h35. Passageiros irritados fizeram barulho em protesto e um deles chegou a discutir com um funcionário da Gol.
Em Manaus (AM), a situação começa a se normalizar. A Infraero informa que não há mais vôos atrasados no fim desta manhã. Em Campo Grande (MT), dois vôos estão atrasados.
Falha na comunicação
Segundo a Infraero, o sistema de comunicação dos radares do Cindacta-4 ficou inoperante entre 0h15 e 2h30. Depois que o problema foi sanado, os radares ainda demoraram cerca de duas horas para funcionar normalmente. Nesse período, os vôos que passam pela região da Amazônia foram suspensos.
A Infraero informa que o problema já foi resolvido e a situação dos pousos e decolagens do eixo Brasil - Estados Unidos - América Central deve se normalizar durante o dia.
Na madrugada, pelo menos quatro vôos que saíram do Aeroporto Internacional de São Paulo, em Cumbica, tiveram que retornar.
Outro vôo prejudicado foi o 0962, da American Airlines, com destino à cidade de Dallas, nos Estados Unidos. O avião partiu às 22h15 de Cumbica, com meia hora de atraso, e teve que pousar em Manaus, onde ficou retido por mais de três horas.
Passageiros de um vôo que saiu da Colômbia afirmaram que a aeronave teve de fazer um pouso em Bogotá, pois o avião estava impossibilitado de entrar no Brasil.
O Cindacta-4 é responsável pelo controle do tráfego aéreo no Amazonas, Roraima e Mato Grosso e em parte do Pará. Funciona como "porta de entrada" do país, responsável por 90% do tráfego aéreo do eixo Brasil - Estados Unidos - América Central.
Perto de ser votado no Senado, projeto para legalizar cassinos ignora crise social das bets
Presidente da Coreia do Sul anuncia fim da lei marcial após bloqueio parlamentar
Projeto de regulamentação da IA está prestes a ser votado no Senado; ouça o podcast
Justiça do Trabalho desafia STF e manda aplicativos contratarem trabalhadores
Deixe sua opinião