A pane do sistema de comunicação dos radares do centro de controle de tráfego aéreo de Manaus (AM), o Cindacta-4, durante a madrugada deste sábado (21), causa atraso nos vôos nesta manhã em aeroportos do país. Para piorar, o Aeroporto Salgado Filho, de Porto Alegre (RS), foi atingido por uma neblina e fechou para pousos às 6h39.
No Aeroporto Internacional de São Paulo, em Cumbica, Guarulhos (na Região Metropolitana), das 127 partidas estavam programadas entre a 0h e as 11h deste sábado, três foram canceladas e 48 tiveram atraso de mais de uma hora.
Também há pelo menos 11 chegadas atrasadas, segundo o site da Infraero, a estatal que administra os aeroportos. Entre os vôos atrasados estão uma decolagem para Bogotá (Colômbia) e quatro chegadas de Dallas e Nova York (ambas nos Estados Unidos).
O Aeroporto de Congonhas, na Zona Sul de São Paulo, opera normalmente. Das 75 partidas programadas até as 11h, 17 foram canceladas e 11 tiveram atrasos de mais de uma hora.
No Aeroporto Salgado Filho, na Capital gaúcha, pelo menos seis vôos atrasaram, de acordo com informações do site da Infraero. O aeroporto foi fechado para pousos às 6h39, devido à neblina. Para decolagens, a pista foi aberta somente às 10h35. Passageiros irritados fizeram barulho em protesto e um deles chegou a discutir com um funcionário da Gol.
Em Manaus (AM), a situação começa a se normalizar. A Infraero informa que não há mais vôos atrasados no fim desta manhã. Em Campo Grande (MT), dois vôos estão atrasados.
Falha na comunicação
Segundo a Infraero, o sistema de comunicação dos radares do Cindacta-4 ficou inoperante entre 0h15 e 2h30. Depois que o problema foi sanado, os radares ainda demoraram cerca de duas horas para funcionar normalmente. Nesse período, os vôos que passam pela região da Amazônia foram suspensos.
A Infraero informa que o problema já foi resolvido e a situação dos pousos e decolagens do eixo Brasil - Estados Unidos - América Central deve se normalizar durante o dia.
Na madrugada, pelo menos quatro vôos que saíram do Aeroporto Internacional de São Paulo, em Cumbica, tiveram que retornar.
Outro vôo prejudicado foi o 0962, da American Airlines, com destino à cidade de Dallas, nos Estados Unidos. O avião partiu às 22h15 de Cumbica, com meia hora de atraso, e teve que pousar em Manaus, onde ficou retido por mais de três horas.
Passageiros de um vôo que saiu da Colômbia afirmaram que a aeronave teve de fazer um pouso em Bogotá, pois o avião estava impossibilitado de entrar no Brasil.
O Cindacta-4 é responsável pelo controle do tráfego aéreo no Amazonas, Roraima e Mato Grosso e em parte do Pará. Funciona como "porta de entrada" do país, responsável por 90% do tráfego aéreo do eixo Brasil - Estados Unidos - América Central.
Mais “taxa das blusinhas”? Alta do ICMS divide indústria nacional e sites estrangeiros
O que propõe o acordo UE-Mercosul, desejado por Lula e rejeitado por agricultores europeus
O ataque grotesco de Lewandowski à imunidade parlamentar
Marcos Pereira diz que anistia a réus do 8/1 não deve ser votada agora para não ser derrubada no STF