O Aeroporto Internacional de São Paulo, em Cumbica, Guarulhos, na Grande São Paulo, voltou a operar normalmente para decolagens por volta das 11h30 deste sábado (30). Segundo a Infraero, dos 164 vôos programados para ocorrer entre 0h e 11h desta manhã, 79 tiveram atrasos de, no mínimo, uma hora (48% do total). Quatro partidas foram canceladas.

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No Aeroporto de Congonhas, na Zona Sul de São Paulo, das 84 partidas programadas para ocorrer até as 11h, 21 atrasaram uma hora ou mais (25% do total). Nove decolagens foram canceladas.

Os atrasos desta manhã ainda são reflexo do fechamento do Aeroporto de Congonhas por três horas na noite de sexta-feira (29). Por volta das 19h45 de sexta-feira, pousos e decolagens foram impedidos no aeroporto por causa de uma forte neblina. Somente às 23h10 as partidas voltaram a ser permitidas. Os vôos previstos para o período tiveram que ser cancelados ou desviados para Cumbica, na Grande São Paulo, ou Viracopos, em Campinas, a 95 km de São Paulo.

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O presidente da Infraero, brigadeiro José Carlos Pereira, disse ao G1 que são dois os problemas que prejudicam os passageiros nos aeroportos paulistas nestaa manhã. O primeiro ocorreu em decorrência do mau tempo. O segundo foi a restrição nas decolagens. Pereira afirmou que a determinação foi decisão da Aeronáutica. "Não sei os motivos, mas [a restrição] pode até ter relação com a retomada das operações dos aeroportos", afirmou. Check-in ocupadoNesta manhã, a situação era tensa no Aeroporto de Viracopos. Cerca de 300 passageiros que tiveram os vôos transferidos de Congonhas se aglomeravam em frente aos balcões da Gol, reclamando de falta de informações. Alguns deles ocuparam os balcões de check-in.

De madrugada, houve tumulto e bate-boca no aeroporto. Alguns passageiros, entre eles idosos e crianças, tiveram que dormir nas salas de embarque. No início da manhã, representantes da companhia se reuniram com uma comissão de passageiros, para tentar solucionar o problema.

Em nota divulgada nesta manhã, a Gol lamentou os transtornos causados aos passageiros por causa da transferência de vôos. A empresa informou ainda que "mobilizou equipe extra em Campinas, deu assistência aos passageiros dos vôos alternados oferencendo alimentação, hospedagem e transporte e não está poupando esforços para normalizar a situação".

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