O Papa Bento XVI acaba de chegar à Base Aérea de Cumbica, em Guarulhos. Apesar da chegada antecipada em cerca de meia hora, a recepção deve ocorrer dentro do horário previsto. Depois de recepcionado pelas autoridades brasileiras, Bento XVI deve seguir de helicóptero para o Campo de Marte.
Apesar do tempo instável na cidade, cerca de 100 mil fiéis são esperados no Largo São Bento para a saudação e primeira benção de Bento XVI aos brasileiros, que será feita por volta de 18h30m do balcão blindado do Mosteiro. Mesmo com frio e garoa, muita gente está desde cedo diante do balcão no Mosteiro.
- Cheguei cedo para ver o nosso pastor e não saio daqui até receber a benção. Sou católica praticante, não de fachada - disse Estelina de Farias Oliveira, de 76 anos, que freqüenta a Paróquia São Paulo Apóstolo.
Vários estrangeiros estão entre a multidão, a maioria argentinos, italianos e americanos. Por conta deles, camelôs passaram a vender bugigangas com preços em dólar. A bandeira com a foto de Bento XVI custava US$ 1. O preço do guarda-chuva era negociado pelo vendedor com os turistas.
- Hoje o Papa é mais importante até que o Maradona, aliás hoje e sempre - afirmaram com entusiasmo um grupo de aproximadamente 30 argentinos, que conseguiram os melhores lugares em frente ao Mosteiro.
Os primeiros fiéis chegaram por volta das 5h, junto com as tropas do 2º Batalhão da Polícia do Exército, que montou grades e garante a segurança em volta do mosteiro.
- Viajamos mais de 1500 quilômetros para pegar um bom lugar. Não teríamos condições financeiras para tentar encontrá-lo na Europa - disse o professor Fábio Zampar, de 40 anos.
A viagem dos argentinos - alunos e professores de um colégios católicos de Buenos Aires, Tucuman e Chaco - começou há uma semana. De carro conseguiram chegar a São Paulo ontem e se preparam para acompanhar o papa durante toda a visita ao Brasil.
- É um sonho poder ver o Papa de perto, mesmo que seja só por cinco minutos. A viagem vale a pena - disse o estudante Patrício Reynose, de 17 anos.
O clima de descontração era criando ainda por fiéis fantasiados, como o Bin Laden de Itaquera.
- O Papa pode ficar tranqüilo porque não vai ter atentado contra ele, nem vai precisar daquela cabine blindada, nós não gostamos é do Bush - disse, em tom de brincadeira, o estilista Flávio Leandro Rocha, de 57 anos, que vestia uma jaqueta camuflada e usava a barba característica de seu personagem.
Se o tempo piorar e não houver condições de uso do helicóptero, Bento XVI seguir da Base Aérea direto para o Mosteiro de São Bento em carro fechado. Neste caso, seria cancelado o trajeto no papamóvel, entre o Campo de Marte e o centro. Ainda não já concentração de populares no trajeto de Bento XVI, mas a CET já está preparada para os bloqueios.
No Campo de Marte, onde o helicóptero do Papa pousa por volta das 18h, Bento XVI será recebido pelo prefeito Gilberto Kassab, de quem recebe a chave da cidade. Lá, o Santo Padre escuta, pela primeira vez, o hino feito em sua homenagem. A música será cantada por um coral de 20 crianças do Projeto Guri.
Saíde de Roma
O Boeing 777 da Alitalia levando o pontífice, sua comitiva e jornalistas, decolou do aeroporto Fiumicino de Roma às 9h08m (4h08m no horário de Brasília). Fazem parte do grupo o cardeal brasileiro Claudio Hummes, prefeito da Congregação para o Clero, e Giovanni Battista, prefeito para a Congregação dos Bispos. Esta é a terceira vez que Joseph Ratzinger vem ao Brasil, as duas anteriores foram quando era cardeal.
O sino de seis toneladas dos monges beneditinos tocará por 15 minutos quando o carro do Papa se aproximar, independentemente de ser ou não o papamóvel.
O balcão de onde ele dará a primeira bênção recebeu vidro blindado e os fiéis estão sendo mantidos a uma distância de oito metros do prédio. Atiradores de elite estarão posicionados no alto de prédios do centro antigo.
Durante todo o trajeto até o centro, um helicóptero da PM seguirá pelo ar o papamóvel ou o carro oficial. Bento XVI receberá a chave de São Paulo das mãos do prefeito Gilberto Kassab. A chave é o símbolo de boas-vindas da cidade
Apesar da recepção ao Papa, a Prefeitura de São Paulo ignorou São Pedro e pediu tempo bom ao Papa a uma médium da Fundação Cacique Cobra Coral , segundo revelou o site da revista Época.
Se feito em carro aberto, o percurso entre o Campo de Marte e o Largo de São Bento deve durar 20 minutos. Todas as vias por onde passará o papamóvel serão interditadas cerca de uma hora e meia antes por conta da aglomeração de pessoas que, espera-se, ficarão no caminho para ver o Santo Padre de perto.
Romeiros de várias partes do país já estão na estrada para chegar a São Paulo e ver o Papa. O viaduto Santa Ifigênia foi fechado e o público tem um espaço de três metros para aguardar a passagem do Papa ou seguir até o Largo. Uma canaleta de passagem foi feita na Rua Boa Vista, entre a Ladeira Porto Geral e a Avenida São João, deixando livre somente uma faixa de rolamento. Os bloqueios de trânsito no centro começaram por volta de 12h.
Apenas no Largo São Bento estarão cerca de 600 guardas municipais e PMs. O Exército vistoriou o Mosteiro e todo o trajeto do Papa nesta terça. As grades de segurança no local serão colocadas esta noite. Integrantes da Guarda Suíça, que faz a segurança do Vaticano, e a tropa de elite da Polícia Federal também estarão espalhados pela região. Além do helicóptero que acompanhará o comboio do Papa, pelo menos mais cinco farão parte da escolta
Cerca de 2 mil fiscais da Companhia de Engenharia de Trânsito abrirão caminho para o Papa e farão as interdições. O cruzamento da Avenida do Estado com a Avenida Tiradentes é onde espera-se que possa haver congestionamento. Todo o corredor norte-sul será monitorado, já que a Tiradentes é parte da ligação das duas áreas da cidade. O motorista deve evitar o corredor.
A CET pode bloquear o acesso ao Largo São Bento se considerar que o acúmulo de pessoas prejudica a segurança. A sugestão é que o público utilize o transporte público para chegar aos locais onde poderá ver o Papa, principalmente as estações de metrô. O bilhete de volta deve ser adquirido com antecedência, para evitar filas nos guichês nas estações do centro.
Deixe sua opinião